Mais de 190 casos positivos para DSTs são diagnosticados durante Carnaval

Foram realizados 1.920 testes, sendo 17 diagnósticos positivos para HIV, 159 para sífilis, além de 3 para hepatites virais

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de março de 2019 às 17:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: Bruno Concha/Secom

Durante o Carnaval, o projeto Fique Sabendo realiza testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais. Até esta terça (5) foram realizados 1.920 testes, sendo que 17 tiveram diagnósticos positivos para HIV, 159 reagentes para sífilis, além de 3 para hepatites virais.

Até às 22h desta segunda de Carnaval, cerca de 480 pessoas procuraram o serviço, com maioria do sexo masculino. O posto da Rua Dias D’Ávila, na Barra, foi o local que mais realizou testes (1.068), seguido da unidade do Multicentro Carlos Gomes (852). As unidades funcionam até hoje (05), das 9h às 21h, no Centro, e das 12h às 22h, na Barra.

Aqueles que obtiverem sorologia positiva contam com a assistência de uma equipe multidisciplinar, que realiza a triagem e os encaminha para diagnóstico, exames e tratamento em uma das unidades de referência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Proteção Desde o início da folia até a manhã desta terça (05), equipes da SMS já distribuíram pouco mais de um milhão de preservativos masculinos nos circuitos oficiais da festa para estimular a prática do sexo seguro e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

Este ano, a SMS também disponibilizou "pílula do dia seguinte" para as mulheres que tenha tido relações sexuais consentida sem proteção anticoncepcional ou camisinha. De quinta-feira (28) até esta segunda (04), 9 usuárias buscaram os postos para administração do contraceptivo.