Mais do que Psiriqueiros, eles são os 'Psiricopatas'

Histórias de quem segue o Psirico como uma religião

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 3 de março de 2019 às 19:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Vitor Villar/CORREIO

Todo ano, acontece a mesma cena. Ao cantar o seu novo hit para o verão, Márcio Victor solta o grito "música do Carnavaaaal". E, quase sempre mesmo, a canção acaba entre as mais bem votadas para música do Carnaval.

Há uma razão para tanta autoconfiança de Márcio Victor e do Psirico. São seus fãs. Uma massa enorme, uma das mais fiéis no cenário da atual folia, disposta a fazer tudo o que o ídolo pedir.

Quem apenas segue o Psirico é chamado de 'Psiriqueiro'. Estes, são os 'Psiricopatas'. Não é invenção, é o nome de fato do maior fã clube da banda. (Foto: Vitor Villar/CORREIO) Lá estavam eles tomando para si a concentração da pipoca do Psirico na tarde deste domingo (3), no Circuito Osmar (Campo Grande).

Dá para notá-los de longe. Não só pela camisa rosa do fã-clube, mas pelas máscaras de Rei Leão - a tal 'Música do Carnavaaaaal' desse ano.

ACOMPANHE TODAS AS NOTÍCIAS DO CARNAVAL CORREIO FOLIA 2019

"Esse ano ele foi proibido de dizer 'música do carnaval, porque senão acaba ganhando mesmo'", brinca a psiricopata Caroline Moraes. "Não importa se vai ganhar o prêmio ou não, o que interessa é que a música é boa e a gente vai se divertir com ela", completa.

Dez entre dez fãs de Psirico apontam a mesma razão para idolatria: "é a humildade, não só de Márcio mas de todos da banda", explica Aquilis Oliveira.

"A banda toda conhece a gente e dá atenção. Ser fã do Psirico não é ser fã de um artista que só dá tchau e tira foto. Eles se preocupam com a gente, trocam ideia com a gente nas redes sociais, se envolvem", explica Caroline Moraes.

Todo fã tem mais de um troféu para mostrar da humildade de Márcio Victor. "Ele tem meu 'zap' e a gente conversa direto. Se eu tô na pipoca e ele no trio ele fala comigo, pergunta se tá tudo ok", aponta Marcelo Santos. De fato, o folião foi um dos primeiros 'lembrados' quando o trio começou o desfile.

"Teve um aniversário que eu ganhei um bolo dele de presente. E ele não fez isso pra mídia, não postou em lugar nenhum. Fez por mim", disse Caroline Moraes.

Mas um ídolo não se faz só de humildade e presentes, certo? "Não. As músicas dele me inspiram, também. A Firme e Forte (chuá chuá), mesmo, me arrepia", diz Marcelo. "As músicas dele têm sempre uma mensagem positiva e de respeito às mulheres, também", completa Aquilis. (Foto: Vitor Villar/Arquivo CORREIO) Religião Psirico Márcio Rafael e Karine Silva têm 13 anos de casados e 13 de Carnaval no Psirico. Para a foto, os dois mostram com orgulho as tatuagens que fizeram no ombro para o ídolo Márcio Victor.

"Nossa relação de amor e carinho com ele é fora do normal, muito acima da de um ídolo. Ele é tudo. É a nossa voz. É do povão, onde vai leva a mensagem da humildade", diz Karine.

Murilo Vitor veio de Aracajú só para ver o Psirico. Por todo o seu corpo, tatuagens com o rosto de Márcio Victor e da sigla 'Psi': "Pra mim é religião. Venho de Sergipe todo Carnaval há oito anos. Eu chego, me encho de felicidade e de energia positiva e volto para casa. Só assim passo o resto do ano mais leve".

Para eles, Psirico não é só religião, mas família, também. "Na pipoca, todos os fã-clubes se reúnem. E daí um abraça e protege o outro. A gente trabalha unidos para que a festa de todo mundo seja positiva", diz Márcio Rafael.

"Porque Psirico é isso: paz, amor e família", resume Murilo Vitor.

A cobertura do Correio Folia conta com o apoio institucional da Prefeitura de Salvador