Michel Temer e candidatos à presidência comentam ataque a Bolsonaro

O presidente disse também que o episódio demonstra a falta de tolerância da sociedade brasileira

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2018 às 18:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evaristo Sa/AFP

O presidente Michel Temer classificou como lamentável o esfaqueamento de Jair Bolsonaro, candidato à Presidência pelo PSL, durante um ato de campanha eleitoral na tarde desta quinta-feira (6) em Juiz de Fora (MG). O presidente disse também que o episódio demonstra a falta de tolerância da sociedade brasileira. "Isso revela algo que nós devemos nos conscientizar porque é intolerável justamente a intolerância que tem havido na sociedade brasileira. ... É intolerável em um Estado democrático de Direito que não haja a possibilidade de uma campanha tranquila, uma campanha em que as pessoas vão e apresentem seus projetos", afirmou Temer ao participar da cerimônia de lançamento de edital para ações para populações extrativistas da Amazônia. O presidente afirmou que o episódio é "triste para a nossa democracia". "Mas que sirva de exemplo. O candidato Bolsonaro, se Deus quiser, passará bem. Esperamos que não haja nada mais grave", disse.Candidatos à presidência também comentaram o ocorrido:João Amoêdo O candidato do Novo à Presidência, João Amoêdo, usou seu Twitter para se manifestar sobre o atentado ao também candidato Jair Bolsonaro. Segundo Amoêdo, "é lamentável e inaceitável o que aconteceu". "Independentemente de divergências políticas, não é possível aceitar nenhum ato de violência", acrescentou, pedindo também punição ao agressor.Henrique Meirelles O candidato do MDB ao Planalto, Henrique Meirelles, usou o Twitter para lamentar o ataque ao também candidato Jair Bolsonaro (PSL). Meirelles desejou pronta recuperação a Bolsonaro e disse lamentar "todo e qualquer tipo de violência". "O Brasil precisa encontrar o equilíbrio e o caminho da paz. Temos que ter serenidade para apaziguar a divisão entre os brasileiros", publicou o emedebista.

Geraldo Alckmin O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, também falou do ataque sofrido pelo concorrente Jair Bolsonaro. "Política se faz com diálogo e convencimento, jamais com ódio. Qualquer ato de violência é deplorável. Esperamos que a investigação sobre o ataque ao deputado Jair Bolsonaro seja rápida, e a punição, exemplar. Esperamos que o candidato se recupere rapidamente", escreveu o tucano no Twitter.Marina Silva A candidata à Presidência Marina Silva (Rede) disse, em nota, que o ataque sofrido pelo presidenciável Jair Bolsonaro é "inadmissível" e precisa ser "investigado e punido com todo rigor". "A violência contra o candidato Jair Bolsonaro é inadmissível e configura um duplo atentado: contra sua integridade física e contra a democracia", escreveu Marina. "Este atentado deve ser investigado e punido com todo rigor. A sociedade deve refutar energicamente qualquer uso da violência como manifestação política."Álvaro Dias O candidato do Podemos à Presidência, Alvaro Dias, repudiou o ataque. "Eu repudio todo e qualquer ato de violência. Por isso a violência nunca deve ser estimulada. Eu não estimulo", afirmou Dias, em nota enviada à imprensa.Guilherme Boulos Comentando a agressão sofrida por Bolsonaro, o candidato ao Planalto Guilherme Boulos (PSOL) se manifestou pelo Twitter declarando que "violência não se justifica" e cobrou uma investigação sobre o fato. "Soube agora do que ocorreu com Bolsonaro em Minas. A violência não se justifica, não pode tomar o lugar do debate político. Repudiamos toda e qualquer ação de ódio e cobramos investigação sobre o fato", escreveu Boulos pela rede social.Ciro Gomes O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, também repudiou o ataque sofrido por Jair. "Acabo de ser informado em Caruaru, Pernambuco, onde estou, que o Deputado Jair Bolsonaro sofreu um ferimento a faca. Repudio a violência como linguagem política, solidarizo-me com meu opositor e exijo que as autoridades identifiquem e punam o ou os responsáveis por esta barbárie", escreveu Ciro Gomes, no perfil oficial dele.

Cabo Daciolo No Twitter, O candidato Cabo Daciolo também se pronunciou. "Repudiamos com o mais absoluto vigor o ato de violência, desferido por meio de uma facada, que sofreu agora há pouco o candidato Jair Bolsonaro. A nossa guerra não é contra homens, mas contra principados e potestades. Vamos ficar todos em oração!".

Jose Maria Eymael O candidato a presidente Jose Maria Eymael (DC) emitiu uma nota repudiando o ataque sofrido pelo também presidenciável Jair Bolsonaro. Eymael assinou uma manifestação em nome da direção do seu partindo falando em "repúdio ao brutal e covarde atentado" contra Bolsonaro. "Essa agressão afronta o Estado Democrática de Direito e fere, também, de forma vil toda a Nação", diz a nota.

Outros

ACM Neto, prefeito de Salvador O prefeito de Salvador, ACM Neto, repudiou nesta quinta-feira (6) o ato de violência contra o deputado Jair Bolsonaro, que foi esfaqueado em Juiz de Fora, Minas Gerais. “Repudio o que aconteceu com o deputado Bolsonaro. Eleição a gente ganha e perde com base em palavras, propostas e debates, jamais com violência”. De acordo com o prefeito, que também é presidente nacional do Democratas, o que ocorreu com o deputado é um atentado à democracia e não traduz o sentimento do povo brasileiro. “Desejo pronto restabelecimento ao deputado, que foi meu colega na Câmara por muitos anos”.

João Henrique, candidato ao governo da Bahia Venho a público, deixar a minha absoluta indignação pelo atentado contra a vida de Jair Bolsonaro, na tarde de hoje em Minas Gerais. Precisamos repensar o processo democrático do nosso país, pela perspectiva da divergência de ideias e projetos, distanciando de qualquer ato de violência. Desejo a você @jairmessiasbolsonaro um reestabelecimento pleno da sua saúde, para seguirmos juntos nessa importante luta para o povo brasileiro.