Movimento Você é a Paz lota o Dique do Tororó

Apresentações musicais e palestras animaram o público na noite desta quarta

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 13 de dezembro de 2017 às 22:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr/ CORREIO

Quem passou pela região da Dique do Tororó, nas imediações da Arena Fonte Nova, na noite deste quarta-feira (13) viu mais que o espetáculo das luzes de natal que enfeitam o espaço. Um palco foi montado sobre o espelho d'água e artistas se revezaram em apresentações que falavam de paz e amor. A ação foi a 20ª edição do Movimento Você é a Paz, promovido pela Mansão do Caminho. Público se veste de branco para assistir ao evento (Foto: Betto Jr/ CORREIO) Adultos e crianças lotaram parte do gramado que circula a lagoa para assistir ao evento. Alguns estenderam toalhas no chão, outros sentaram sobre as sandálias. Os mais idosos levaram até cadeiras para assistir as apresentações. A aposentada Adelina Lima, 71 anos, gastou uns cinco minutos procurando o melhor lugar para apoiar o banquinho que levou de Brotas até o Dique do Tororó.

"As apresentações são sempre muito bonitas. Eu assisto tem uns seis ou sete anos, e sempre venho de branco. Falar de paz é importante em todos os momentos. Ter fé e amor pelo próximo é importante em qualquer religião e, mais do que nunca, precisamos rezar para que o mundo encontre a paz", afirmou.  Apresentações musicais animaram a platéia (Foto: Betto Jr/ CORREIO) Alguns leitores do escritor, médium, professor, filantropo e conferencista Divaldo Franco aproveitaram para autografar os livros. Ele recebeu os fãs em um toldo montado em frente ao palco, fez fotos com adultos e crianças. Divaldo é fundador da Mansão do Caminho, instituição que atende, gratuitamente, 3.500 crianças, além de centenas de adultos, em diversas áreas. O líder religioso destacou a importância da paz na garantia do equilíbrio social.

"O Movimento você é a paz foi criado depois de 70 anos de atividade educacional porque se a criatura não estiver dominada pela paz, o mundo irá perecer porque a paz da comunidade depende do indivíduo. Se ele é violento ou revoltado, é obvio que as suas emoções, no caso os seus instintos, irão atrapalhar o equilíbrio geral. Então, o nosso movimento tem por essencia a transformação interior do indivíduo", afirmou. Divaldo Franco assina livro de fã (Foto: Betto Jr/ CORREIO) O evento está na 20ª edição. Segundo a organização, durante as duas décadas ele foi realizado em 56 cidades brasileiras e outras 17 internacionais. Esteve presente em 11 estados brasileiros e 10 países. A cantora Cássia Aguiar comandou as atrações, com o repertório de artistas como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Djavan.

"É importante falar sobre a paz não penas no fim do ano, mas sempre, porque o mundo precisa de paz e precisamos dela também dentro da gente. Esse movimento é importante porque conscientiza muita gente sobre a importância da paz, de estar pacificando corações e levando amor. E a música é um veículo, uma ferramenta através da qual a gente consegue transmitir esses sentimentos", contou. Cássia Aguiar cantou clássicos nacionais (Foto: Betto Jr/ CORREIO) Ela convidou também a cantora Suraya Chagas, os instrumentistas Robherval e Adriano Oliveira, e o saxofonista Levine Lima, que arrancou aplausos do público. Alguns convidados fizeram palestras sobre a importância da tolerância e de cultivar a paz interior.

As apresentações em Salvador sempre acontecem no mês de dezembro, com pelo menos quatro edições. Quem perdeu o espetáculo no Dique do Tororó ainda poderá assistir as apresentações no Farol da Barra, na sexta-feira (15), em frente ao Shopping da Bahia (17) e no Campo Grande, na terça-feira (19). O evento é gratuito. Divaldo Franco recebe fã durante o evento (Foto: Betto Jr/ CORREIO) Muitos fãs levaram a família para assistir ao evento. O assistente técnico Diogo Santos, 32, foi um deles. A esposa, Elaine Santos, e filha de 4 anos, Beatriz, gostaram do resultado. "A gente veio em outros anos, mas esse é o primeiro ano dela (filha). Trouxemos porque ela precisa prender desde pequena a importância da paz. A paz interior ela vai descobrir com o tempo, mas para isso acontecer o assunto precisa ser discutido a partir de agora", afirmou o pai. "Está tudo lindo. Eu adorei", concluiu a pequena.