O perfil das franquias baianas: redes do setor de cosméticos e alimentação se destacam

Segmentos cresceram quase três vezes mais do que as não-franquias que atuam no mesmo segmento, aponta Cielo

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  • Priscila Natividade

Publicado em 30 de julho de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação
. por Infografia: CORREIO Gráficos

As franquias do segmento de Cosméticos e higiene pessoal no estado da Bahia cresceram três vezes mais do que as não-franquias que atuam no segmento. É o que aponta o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) do mês de junho deste ano. Enquanto as lojas comuns cresceram 1,8%, as franquias chegaram a 7% no mesmo período analisado pela base de informações da Cielo, que leva  em consideração as operações nas transações de cartões de débito e crédito. 

Ainda de acordo com o levantamento realizado com exclusividade para o CORREIO sobre a performance das franquias no estado, o setor de Alimentação (bares e restaurantes) no ramo de franquias também alcançou um aumento superior às não-franquias, chegando a 5,3%, contra 1,4%. 

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“O que os dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) nos mostram é que o mercado no estado da Bahia está aquecido. Ao analisarmos o desempenho de janeiro a maio deste ano, o segmento de franquia e não-franquia registrou alta de 3% e 4,3%, respectivamente”, analisa o diretor de inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto.

Mercado potencial

O setor de franquias em Cosméticos e higiene pessoal está mesmo em alta. Uma nova franquia na Yes! Cosmetics foi inaugurada no último mês, no Shopping Paralela, em Salvador. Desde 2016, quando iniciou no franchising, a empresa soma nove unidades no estado,  sendo seis  instaladas na capital.  

“A Bahia é um estado forte para o mercado de beleza, justamente pelo fato dos baianos serem vaidosos e se preocuparem bastante com a aparência. Nos últimos dois anos, a Yes! entrou e se consolidou no mercado baiano, especialmente em Salvador e Feira de Santana”, afirma o diretor de franquias da empresa, Felipe Espinheira.

Em todo o país, a Yes! tem expectativa de fechar o ano com 120 unidades instaladas. “O que percebemos é que o setor de cosméticos não parou de crescer, mesmo com a crise econômica. As pessoas passaram a procurar marcas mais acessíveis e com preço justo. Nesse momento, a Yes! foi a opção escolhida”, explica o diretor da marca.  A previsão é que o Chiquinho Sorvetes inaugure mais duas lojas na Bahia ainda este ano, como prevê o presidnete da rede, Isaias Bernardes de Oliveira (Foto: Divulgação) Outra franquia que vem crescendo na Bahia, só que no segmento de Alimentação, é a Chiquinho Sorvetes.  A rede possui 18 lojas no estado e outras duas estão em fase de implantação. Atualmente, o estado responde por 5% do faturamento da marca no Brasil. “Vamos inaugurar novas lojas em Guanambi e Barreiras ainda este ano. Esses fatores favorecem nosso negócio e torna a região interessante pra nós, além do clima e do público, que se identificam com nosso produto. É um mercado em crescimento”, afirma o presidente da Chiquinho Sorvetes, Isaias Bernardes de Oliveira.

Nos dois últimos anos, a rede inaugurou dez lojas, totalizando 50% de crescimento só na Bahia, conforme acrescenta o empresário. “O crescimento econômico do estado tem recebido olhares de investidores de vários segmentos, o que nos faz focar nesse mercado”. 

Perspectivas Para o especialista em franquias e presidente da Go2 Franquias, Carlos Diego Oliveira, o mercado de franquias não só na Bahia, mas no Nordeste, vai muito bem, obrigado. A empresa atua na área de consultoria para formatação, expansão e relacionamento de franquias. “O ponto forte é que as marcas chegam bem sustentadas por uma operação já existente e isso traz mais segurança para os investidores. Além disso, a Bahia sempre aceitou muito bem os novos projetos e novas marcas. Não vemos isso com tanta facilidade no Sul do país, por exemplo”. 

As grandes redes estão apostando, principalmente, nas cidades do interior, como ressalta ainda Oliveira. “É um movimento natural de uma estratégia de expansão em espiral, iniciando pelas capitais e ramificando pelo interior. Esta tem sido uma aposta cada vez maior das grandes redes para expandir. O interior da Bahia se mostra muito interessante para receber esses investimentos”, analisa. 

PARA ABRIR UMA FRANQUIA

Pesquisa Conheça o franqueador,  veja há quanto tempo ele atua no mercado, se possui unidade piloto e qual o resultado dessa unidade. Faça uma pesquisa bem aprofundada do negócio. 

Mercado  Analise a rentabilidade e o tempo de retorno. Além disso, é importante avaliar a concorrência local e a aceitação do produto no mercado onde você pretende instalar sua franquia. 

Gestão  Opte também por uma franquia que lhe garanta qualidade na transferência de conhecimento que o franqueador passa ao seu franqueado. Quais os canais, os treinamentos, o suporte inicial e contínuo a rede oferece. 

Interesse  Aposte em um negócio dentro de uma área que você gosta e se identifica.