O POVO recebe prêmio internacional de design

Jornal cearense conquistou duas medalhas de bronze no prêmio internacional ÑH, da Society for News Design

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2018 às 15:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O POVO conquistou duas medalhas de ronze no prêmio internacional ÑH, da Society for News Design, entidade que premia o melhor do design jornalístico de todo o mundo. O resultado foi divulgado ontem. O projeto gráfico é criação do editor-executivo do Núcleo de Design, Gil Dicelli.

O jornal foi finalista entre os mais bem desenhados periódicos do ano e foi premiado duas vezes (bronze) na disputa das melhores capas. Este ano, o ÑH teve o maior número de inscrições. O POVO concorreu entre mais de 2 mil trabalhos, de 133 meios de comunicação de 12 países. O primeiro prêmio na categoria "Diários e semanais" ficou com o jornal Público, de Portugal.

 O POVO recebeu dois bronzes na categoria capa. A primeira, estampava a greve dos caminhoneiros, com foto do repórter fotográfico Fábio Lima. Uma reportagem foi publicada na edição do dia 25 de maio, trazendo desdobramentos da mobilização em nível nacional e local.

O segundo prêmio refere-se à cobertura feita sobre a quadra chuvosa deste ano, que transformou o sertão cearense ao entregar o melhor aporte hídrico desde 2012. As fotos, assinadas pelo repórter fotográfico Júlio Caesar, revelavam a alegria que banha o semi-árido em anos de chuvas generosas.

O atual projeto de design do O POVO nasceu após processo de redesenho, planejado durante um ano por uma equipe de profissionais da casa. O novo projeto gráfico-editorial foi lançado em janeiro deste ano, em comemoração aos 90 anos do jornal. "Estar entre os melhores do mundo no design de jornais é prova de que estamos no caminho certo. Fico muito feliz com mais esse reconhecimento. Ser finalista já é uma grande honra", compartilha Gil Dicelli.

Outros ganhadores brasileiros (jornais impressos) O baiano Correio, membro da Rede Nordeste, ganhou ouro, prata e bronze na premiação. O ouro foi para a capa sobre o Aniversário de Salvador, em 29 de março. Prata e bronze foi para outros dois trabalhos: Sono Tranquilo (reportagem publicada em 4 de junho) e 30 Mortos no Fim de Semana (capa da edição de 12 de junho).

[[saiba_mais]] Entenda: Os jornais O POVO (Ceará), Correio (Bahia) e Jornal do Commércio (Pernambuco) compõem a Rede Nordeste, que consiste na troca de conteúdo e colaboração que aproxima os três Estados.

O Extra, do Rio de Janeiro, ganhou como jornal popular mais bem desenhado, dentre outras categorias. O também carioca O Globo ganhou medalha na categoria Redesenho de jornais e semanários nacionais e Infográfico. 

Também na categoria capa, em diferentes seções, outros dois veículos brasileiros receberam ouro: os jornais O Estado de São Paulo, com a capa "Por que parou" (semanários nacionais), e o Extra, com a capa "Marielle" (semanários populares). 

A Folha de S. Paulo foi ouro e bronze na categoria Páginas Internas/Reportagens, pelos trabalhos "Novas Imigrações" e "Stranger Things", respectivamente.