Ocorrências registradas pela Guarda Municipal caem 34%

Número de crianças no Carnaval aumentou

  • Foto do(a) author(a) Kalven Figueiredo
  • Kalven Figueiredo

Publicado em 1 de março de 2019 às 14:47

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva / CORREIO

O número de ocorrências gerais registradas pela Guarda Civil Municipal (GCM) registrou queda de 34% no primeiro dia de Carnaval. O número representa para o inspetor-geral da GCM, Alysson Carvalho o resultado de um bom trabalho realizado em parceria com a Polícia Militar, mais o reforço do monitoramento das câmeras em todo circuito.

“Isso traz uma sensação de segurança maior para aqueles que ainda não vieram ao Carnaval e também aos que vieram para que sintam vontade de voltar”, analisa Carvalho.

Acompanhe todas as notícias do Carnaval Correio Folia 2019

Outra percepção que o inspetor aponta é o aumento no número de crianças na festa. “Nós recomendamos que os pais e responsáveis identifiquem suas crianças em um dos postos especializados para evitar que elas se percam”.

Outra dica que o especialista de segurança dá é que os adultos que estiverem acompanhando crianças não fiquem tão próximos do trio, porque o som alto pode causar danos a audição dos pequenos e também nesta área é, normalmente, onde os conflitos se iniciam. 

O inspetor aproveitou também para deixar um recado para os foliões que vão à festa mal intencionados, com intuito de incitar violência: “As forças de segurança pública estão atentas. Não só através dos nossos homens ali na rua, mas também ao forte monitoramento por câmeras [..] E nós vamos reprimir qualquer ação violenta e encaminhar às autoridades responsáveis” , afirma. 

Para atender a demanda do grande público que chega ao circuito Barra/Ondina nesta sexta-feira (1º), a guarda municipal intensificará as ações na área para manter os bons resultados do primeiro dia de festa. 

Nos 42 portais de abordagem da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) espalhados pelos circuitos Dodô (Barra), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho), além das revistas feita por equipes de policiais militares, foram instalados, pela primeira vez, câmeras de reconhecimento facial, que devem facilitar o reconhecimento de criminosos com mandados de prisão em aberto. 

A tecnologia permite que, a partir de pontos e medidas do rosto como o tamanho do crânio, distância entre os olhos e comprimento da linha da mandíbula, sejam identificados em tempo real os bandidos que tentarem o acesso ao Carnaval de Salvador.

Se você é um folião de primeira viagem, confira abaixo dicas de segurança para curtir a festa na paz: 1- Vá para a rua portando somente um documento de identificação com foto, a carteira do plano de saúde ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e dinheiro trocado, para evitar a exposição de notas de valor elevado na frente de estranhos. 2- Identifique suas crianças 3 - Evite Contra-fluxos, ou seja andar na direção contrária de trios e multidões 4- Fuja do centro dos blocos e prefira a margens da avenida que normalmente têm mais espaço para se mover 5- Quem estiver acompanhando crianças é melhor que fiquem à margem, ou mais distanciados do trio, o som muito alto que pode prejudicar os tímpanos sensíveis das  crianças  

*Com orientação do chefe de reportagem Jorge Gauthier