Para encontrar o primeiro emprego

Telemarketing, fast-food e varejo são os setores mais abertos

  • Foto do(a) author(a) Jordan Bezerra
  • Jordan Bezerra

Publicado em 8 de maio de 2017 às 04:00

- Atualizado há um ano

Os setores de telemarketing, fast-food e varejo são os mais abertos para quem quer entrar no mercado de trabalho, segundo os especialistas em recursos humanos e empregabilidade. Trata-se de uma sinalização importante pois se a realidade do mercado de trabalho é ruim para os experientes, para os jovens em busca do primeiro emprego está bem pior. Os últimos dados do IBGE apontam que 25% dos 14,9 milhões de desempregados no Brasil têm entre 14 e 24 anos e nunca trabalharam.“O call center é um setor que não exige experiência, possui carga horária de 6 horas diárias, dando chance de fazer cursos. E tem oportunidades para quem quer fazer carreira”, explica Rodrigo Neri, gerente nacional de recursos humanos da Tel Telemática.

Silvana Fuézi, 30, começou na empresa com 20 anos, como operadora. Por meio de promoções internas, hoje é advogada da organização. O Instituto para Desenvolvimento do Verejo (IDV) revela que, de quatro empregos gerados no Brasil, um é no setor do Comércio, onde existem várias atividades (de caixas a vendedores) e muita rotatividade, o que faz com que sempre haja oportunidades.Silvana já foi operadora, monitora e supervisora na mesma empresa (Foto: Divulgação/Tel Telemática)Na área de fast-food, um exemplo vem da Arcos Dourados. A franquia que administra a marca McDonald’s na América Latina inclui, todos os anos, 75 mil jovens no primeiro emprego. A empresa quer, agora, incentivar os fornecedores a adotarem a mesma prática.

O que é cobrado do jovem sem experiência 

Boa comunicação: O vocabulário e a capacidade de se expressar com clareza e objetividade são decisivos durante o processo de seleção.

Iniciativas: A participação em projetos sociais, escolares ou independentes demonstra dinamismo e fortalece o currículo.

Comportamento: A forma de tratar as pessoas é constatemente observada. Atitudes grosseiras levam o contratante a acreditar que o candidato não possui um bom relacionamento interpessoal.

Histórico escolar: Boas notas são interpretadas como sinônimo de dedicação e comprovam o conhecimento do candidato em assuntos básicos. 

Afinidade tecnológica: Possuir noções básicas de computação é uma exigência de todos os principais setores de empregabilidade para jovens.

Pontualidade: Chegar nos horários marcados durante as provas, dinâmicas e entrevistas da seleção, passa a ideia de responsabilidade.

Programa do Governo

O programa Primeiro Emprego, é uma iniciativa do governo da Bahia que amplia as oportunidades de trabalho para jovens inexperientes. De acordo com o planejamento do projeto, 9 mil vagas devem ser ofertadas até o final de 2018, e podem ser tanto na  administração pública quanto em empresas privadas.  A remuneração é de um salário mínimo e a carga horária de até 8 horas.

O jovem também tem direito a transporte, alimentação e plano de saúde. Para participar é necessário ser estudante da rede estadual de ensino ou ter concluído o ensino médio há, no máximo, 1 ano. O critério de seleção é um ranking com as notas dos alunos. As convocações são publicadas no Diário Oficial do Estado da Bahia e informadas aos estudantes por telefone. Mais informações: www.estudantes.educacao.ba.gov.br/primeiroemprego.