Saiba para onde vai o dinheiro pago através do IPTU

Em Salvador, 76% do dinheiro vindo da arrecadação tributária é aplicado em áreas carentes

  • Foto do(a) author(a) Carol Aquino
  • Carol Aquino

Publicado em 14 de março de 2017 às 06:35

- Atualizado há um ano

Nova Avenida Suburbana foi feita com dinheiro do IPTU(Foto: Mauro Akin Nassor/Arquivo CORREIO)O secretário da Fazenda de Salvador, Paulo Souto, revela que cerca de 76% do dinheiro vindo da arrecadação tributária em Salvador é investido em obras e serviços nas áreas mais carentes do município. 

Até fevereiro de 2017, 239 unidades públicas de ensino foram construídas ou reformadas e mais de 3,5 mil professores foram contratados. Em termos de melhorias na qualidade da educação oferecida pelo município, houve aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos últimos quatro anos. Salvador subiu nove posições entre as capitais brasileiras.

Foram construídas no mesmo período 173 novas unidades de saúde, entre elas nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e quatro multicentros de saúde. Mais de 3,7 mil profissionais foram contratados para atuar nesse setor de atendimento do município. 

Treze trechos da orla de Salvador também foram reformados, além de cinco mercados construídos, 200 praças foram construídas ou revitalizadas. Outras 41 obras de contenção de encosta foram realizadas e 450 quilômetros de requalificação asfáltica feitos com o IPTU.

A área social foi uma das que mais foram beneficiadas nos últimos anos, inclusive com a implantação de uma central para atendimento relativo a todos os programas sociais oferecidos pelo município, o Cuidar.

Casas foram reformadas através do Programa Morar Melhor, 30.437 mil títulos de posse de terra foram entregues pelo Programa Casa Legal e 10.056 pessoas receberam Aluguel Social.