Salvador terá 'teste da linguinha' gratuito em bebês; veja como agendar

Exame possibilita o diagnóstico precoce da anquiloglossia, conhecida popularmente como língua presa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de janeiro de 2022 às 15:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Pais, mães ou responsáveis já podem marcar o teste da linguinha de forma gratuita para seus bebês em Salvador. O Instituto de Saúde da Unijorge, localizado no campus Paralela, oferece o serviço até o dia 28 de fevereiro.

O exame possibilita o diagnóstico da anquiloglossia, que é popularmente conhecida como língua presa, e será realizado por alunos do curso de Fonoaudiologia da instituição, sempre com a supervisão de um professor.

O atendimento será realizado em recém-nascidos a termo no primeiro mês de vida até bebês de 6 meses. O teste permite a indicação de tratamento precoce para evitar problemas na limitação dos movimentos da língua, que podem comprometer as funções de sucção, deglutição, mastigação e até mesmo a fala.

Segundo a professora de Fonoaudiologia da Unijorge, Gabriele Gonçalves, o bebê diagnosticado com anquiloglossia pode ter perda de peso, cansaço ao mamar, dificuldade para manter a pega no peito, pode ter um padrão mordedor que causa fissuras mamilares na genitora e pode apresentar engasgos, soluços, ruídos na deglutição, tosse, regurgitação e  estalos de língua durante sucção.

Como agendar? O exame gratuito só será feito mediante agendamento prévio. Para marcar, basta entrar em contato com o Instituto de Saúde por telefone, através do número (71) 3206-8489, ou pelo WhatsApp, pelo contato (71) 99611-6919 (serão aceitas apenas mensagens de texto).

Para a realização do exame os responsáveis devem levar algum documento de identificação da criança. Após o diagnóstico, caso tenha necessidade, os pacientes serão encaminhados para locais que realizam o procedimento cirúrgico e será solicitado o retorno para terapia fonoaudiológica, realizada no próprio Instituto de Saúde.

“Quanto antes for feito o diagnóstico, melhor para o bebê, para evitar o aumento da probabilidade do desmame precoce. Sem contar os prejuízos relacionados a outras funções como mastigação, respiração e fala”, explica a professora.

O horário de funcionamento do Instituto de Saúde é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h e, aos sábados, das 8h às 12h. No atendimento são respeitados todos os protocolos de segurança sanitária.