Segurança da Lavagem do Bonfim terá drones e policiais disfarçados

Mais de dois mil policiais e bombeiros vão atuar no monitoramento da festa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2019 às 11:18

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: SSP/Divulgação

A Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA) vai usar drones para ajudar o policiamento da Lavagem do Bonfim, que ocorre nesta quinta-feira (17). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (16), junto com a informação de que mais de dois mil policiais – entre militares, civis e técnicos – e bombeiros vão atuar na segurança da festa. 

O esquema de segurança inclui equipes terrestres, aéreas, bloqueios, blitze e ações de inteligência ao longo de todos os oito quilômetros entre a Conceição da Praia e da Colina Sagrada, no bairro do Bonfim. De acordo com a SSP-BA, o Centro de Operações e Inteligência (COI) vai funcionar como “ponto cerebral” nas tomadas de decisões, monitoramentos de câmeras, possíveis acionamentos de patrulhas táticas, entre outras funções. 

No prédio do COI, será ativado o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), integrado por órgãos estaduais, federais e municipais. No trajeto da festa, dois caminhões (CICCs móveis) vão fazer um trabalho mais minucioso com câmeras móveis, transmitindo em tempo real para o COI.

As patrulhas terrestres ficarão a cargo da Polícia Militar, com os suportes de postos elevados, garantindo a resolução rápida das demandas. Além das unidades ligadas ao Comando de Policiamento Regional (CPR) Baía da Todos os Santos (BTS), que atua naquele perímetro diariamente, também vão atuar equipes como o Grupamento Aéreo (Graer), o Esquadrão Águia, a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), o Batalhão de Choque, o Esquadrão de Polícia Montada, entre outras. Drones ajudarão em flagrantes e pontos de atenção.

Já o Corpo de Bombeiros Miliar colocará no circuito militares especializados em resgates de vítimas em grandes eventos. Em nota, a corporação destacou a necessidade de hidratação, proteção contra o sol, preparo físico para aqueles que pretendem percorrer os oito quilômetros, moderação no uso de bebidas alcoólicas e cuidados com a alimentação.

A Polícia Civil, por sua vez, contará com equipes disfarçadas, além da ampliação do efetivo da 3ª Delegacia (Bonfim) e investigadores dos departamentos de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Coordenação de Operações Especiais (COE). 

Eles serão responsáveis pela função de mapear possíveis locais de venda de drogas e de concentrações de criminosos especialistas em furtos. Para comodidade de baianos e turistas, três postos foram montados para agilizar o atendimento.

Na retaguarda, ficará o Departamento de Polícia Técnica (DPT) dando celeridade aos exames de constatação de drogas, perícias de lesões corporais ou qualquer outro tipo de crime.