Seja relevante: Veja dicas para se tornar referência no mercado

empregos
21.01.2019, 06:00:00
Rogério começou como plantonista e hoje é coordenador da Clínica Médica do Hospital do Subúrbio (Mauro Akin Nassor/ CORREIO)

Seja relevante: Veja dicas para se tornar referência no mercado

Especialistas em carreira e gestão de pessoas comentam o que é preciso para ser sempre ouvido dentro do ambiente de trabalho

O médico Rogério Palmeira entrou no Hospital do Subúrbio como plantonista no mesmo ano da  fundação da unidade, em 2010. Dois anos depois, o envolvimento com a equipe e o engajamento nas novas práticas de atendimento adotadas pelo hospital o tornaram coordenador da Linha de Clínica Médica. 

“Quando fiz faculdade, a formação era muito voltada para o médico como o centro da equipe. Hoje o trabalho se tornou colaborativo para que o paciente consiga ter uma assistência integral. Isso exigiu de mim uma capacidade de adaptação e aprendizado, sobretudo, no que diz respeito à comunicação com diversas áreas”, conta. 

A habilidade de se abrir para novos conhecimentos e modelos consolidou o seu caminho dentro do hospital e o tornou referência tanto para a instituição como para o grupo. “Com frequência, a equipe médica mudava, mas eu persistia, acreditando nesse modelo assistencial mais integrado e no trabalho em equipe. Se aquilo nos completa, progressivamente a gente é visto de uma maneira positiva pelos colegas, pela organização e no ambiente que a pertencemos”, acrescenta Palmeira.

E, como mostra ele, relevância se conquista. A maneira como o médico é visto pelo grupo e pacientes do hospital foram decisivas para assumir a coordenação, como afirma a analista de gestão de Pessoas do Hospital do Subúrbio, Mariana Leal. “O mais importante é saber lidar com pessoas. Ou seja, oferecer um serviço diferenciado. Ter iniciativa, criatividade e, principalmente trabalhar em equipe. O respeito vem com a postura ética e a entegra que são indispensáveis para que esta relevância possa se consolidar”, destaca a analista.

Como chegar lá

Com isso em mente, o próximo passo é trabalhar a percepção que as pessoas ao seu redor têm de que é qualificado e atualizado, que inspira confiança e credibilidade. A dica é da consultora em Presença Executiva e Liderança e especialista em Personal Branding, Ilana Berenholc. 

“O profissional deve ter clareza da sua proposta e valor: de seus pontos fortes, de seus talentos, de que forma e para quem gera valor. A proposta de valor responde a seguinte pergunta: Qual problema eu resolvo ou qual oportunidade detecto?” . 

Outro valor que agrega relevância é ir além das funções do dia a dia, sem invadir os espaços de ninguém. Com respeito, senso de equipe e cooperação. Segundo o especialista em gestão e liderança e diretor da BTS Consultoria, Renato Grinberg, vale pensar em como contribuir para a empresa ao invés de se apegar às recompensas que a organização pode oferecer de volta, entendendo o que a empresa precisa para ser bem sucedida e contribuir de maneira focada para esses objetivos se concretizarem. 

“É necessário ser consistente com seus resultados e sempre cuidar do seu posicionamento. Nesse cenário existe um ganha-ganha. A empresa atinge seus objetivos e o profissional evolui em sua carreira”, aconselha.  


SEJA RELEVANTE

De mãos dadas com reputação Ela é desenvolvida com o tempo e é diretamente ligada a uma entrega consistente, que, no mínimo, satisfaz as expectativas do que é esperado dele. Aprimore seus pontos fortes, reco-
nheça seu diferencial e use isso como elemento de posicionamento profissional.  

Marca pessoal  Tenha clareza para se expressar e busque entregar uma comunicação consistente e, todos os canais. Também é importante se fazer sempre presente. 

Seja visto, lembrado e valorizado  O profissional deve aproveitar os benefícios das redes sociais - aquelas relevantes para o seu público - compartilhando conteúdo, gerando valor e relacionamentos. No entanto, as oportunidades no mundo offline devem também ser trabalhadas: aproveitar oportunidades de networking e esteja sempre em busca de oportunidades que possam agregar.   


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/incendio-destroi-igreja-de-monte-santo-imagem-de-jesus-cristo-fica-intacta/
Cidade não tem corpo de bombeiros e moradores apagaram o fogo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-9-dias-internado-mc-sapao-morre-ao-40-anos-de-pneumonia/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nino-curte-parodia-feita-pela-torcida-e-foca-na-final-do-baiano/
Bahia decide o estadual contra o xará de Feira no domingo (21), às 16h, na Fonte Nova
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/show-em-praia-do-forte-reune-wesley-safadao-gabriel-diniz-e-banda-eva/
As apresentações acontecem nesta sexta (19) e esquentam o clima do São João no estado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/thais-fersoza-diz-que-filhos-nao-vao-ganhar-ovos-de-chocolate-na-pascoa/
A atriz prepara trufas com tâmaras, ameixas, nozes, amêndoas e cacau em pó
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gloria-bell-mostra-que-ha-muita-vida-alem-dos-50-anos/
Julianne Moore é a protagonista em remake de comédia chilena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jason-momoa-faz-a-barba-pela-primeira-vez-em-sete-anos/
A campanha tem o objetivo de difundir o uso de alumínios recicláveis
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/imagens-mostram-jogador-daniel-sendo-empurrado-ao-sair-de-boate/
Segurança contou que ele tentou "importunar menina"; cena é de horas antes de crime
Ler Mais