Seja relevante: Veja dicas para se tornar referência no mercado

empregos
21.01.2019, 06:00:00
Rogério começou como plantonista e hoje é coordenador da Clínica Médica do Hospital do Subúrbio (Mauro Akin Nassor/ CORREIO)

Seja relevante: Veja dicas para se tornar referência no mercado

Especialistas em carreira e gestão de pessoas comentam o que é preciso para ser sempre ouvido dentro do ambiente de trabalho

O médico Rogério Palmeira entrou no Hospital do Subúrbio como plantonista no mesmo ano da  fundação da unidade, em 2010. Dois anos depois, o envolvimento com a equipe e o engajamento nas novas práticas de atendimento adotadas pelo hospital o tornaram coordenador da Linha de Clínica Médica. 

“Quando fiz faculdade, a formação era muito voltada para o médico como o centro da equipe. Hoje o trabalho se tornou colaborativo para que o paciente consiga ter uma assistência integral. Isso exigiu de mim uma capacidade de adaptação e aprendizado, sobretudo, no que diz respeito à comunicação com diversas áreas”, conta. 

A habilidade de se abrir para novos conhecimentos e modelos consolidou o seu caminho dentro do hospital e o tornou referência tanto para a instituição como para o grupo. “Com frequência, a equipe médica mudava, mas eu persistia, acreditando nesse modelo assistencial mais integrado e no trabalho em equipe. Se aquilo nos completa, progressivamente a gente é visto de uma maneira positiva pelos colegas, pela organização e no ambiente que a pertencemos”, acrescenta Palmeira.

E, como mostra ele, relevância se conquista. A maneira como o médico é visto pelo grupo e pacientes do hospital foram decisivas para assumir a coordenação, como afirma a analista de gestão de Pessoas do Hospital do Subúrbio, Mariana Leal. “O mais importante é saber lidar com pessoas. Ou seja, oferecer um serviço diferenciado. Ter iniciativa, criatividade e, principalmente trabalhar em equipe. O respeito vem com a postura ética e a entegra que são indispensáveis para que esta relevância possa se consolidar”, destaca a analista.

Como chegar lá

Com isso em mente, o próximo passo é trabalhar a percepção que as pessoas ao seu redor têm de que é qualificado e atualizado, que inspira confiança e credibilidade. A dica é da consultora em Presença Executiva e Liderança e especialista em Personal Branding, Ilana Berenholc. 

“O profissional deve ter clareza da sua proposta e valor: de seus pontos fortes, de seus talentos, de que forma e para quem gera valor. A proposta de valor responde a seguinte pergunta: Qual problema eu resolvo ou qual oportunidade detecto?” . 

Outro valor que agrega relevância é ir além das funções do dia a dia, sem invadir os espaços de ninguém. Com respeito, senso de equipe e cooperação. Segundo o especialista em gestão e liderança e diretor da BTS Consultoria, Renato Grinberg, vale pensar em como contribuir para a empresa ao invés de se apegar às recompensas que a organização pode oferecer de volta, entendendo o que a empresa precisa para ser bem sucedida e contribuir de maneira focada para esses objetivos se concretizarem. 

“É necessário ser consistente com seus resultados e sempre cuidar do seu posicionamento. Nesse cenário existe um ganha-ganha. A empresa atinge seus objetivos e o profissional evolui em sua carreira”, aconselha.  


SEJA RELEVANTE

De mãos dadas com reputação Ela é desenvolvida com o tempo e é diretamente ligada a uma entrega consistente, que, no mínimo, satisfaz as expectativas do que é esperado dele. Aprimore seus pontos fortes, reco-
nheça seu diferencial e use isso como elemento de posicionamento profissional.  

Marca pessoal  Tenha clareza para se expressar e busque entregar uma comunicação consistente e, todos os canais. Também é importante se fazer sempre presente. 

Seja visto, lembrado e valorizado  O profissional deve aproveitar os benefícios das redes sociais - aquelas relevantes para o seu público - compartilhando conteúdo, gerando valor e relacionamentos. No entanto, as oportunidades no mundo offline devem também ser trabalhadas: aproveitar oportunidades de networking e esteja sempre em busca de oportunidades que possam agregar.   


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cristiano-ronaldo-vira-meme-ao-protagonizar-comercial-asiatico/
Astro português aparece dançando e é ignorado por torcida na propaganda de TV
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jota-quest-apresenta-turne-acustica-nesse-domingo-18-na-concha/
Show será a despedida do Saideira Acústico Tour em solo soteropolitano
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ivan-da-ponte-descobre-em-aviao-que-foi-convocado-veja-video/
Goleiro foi avisado que estava na lista de Tite para a Seleção pelo piloto: 'Não dá nem para acreditar'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/normani-ex-fifth-harmony-lanca-seu-primeiro-single-solo/
Motivation chegou na madrugada dessa sexta (16), e está disponível em todas as plataformas digitais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jumento-e-amarrado-em-caminhonete-e-arrastado-por-rua-de-barreiras/
Além de maus-tratos, motorista responderá também por insegurança viária
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-entra-em-coma-apos-levar-murro-no-rosto-de-ciclista-em-feira-de-santana/
Agressor foi à delegacia e apresentou relatório que comprova transtornos mentais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/operacao-cumpre-19-mandados-de-prisao-na-ba-alvos-sao-do-pcc/
Segundo o Ministério Público, 12 foram presos no estado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tarantino-reune-brad-pitt-e-leo-dicaprio-em-filme-de-pouca-inspiracao/
'Era Uma Vez em... Hollywood' homenageia a indústria do cinema dos anos 60 e também a trágica e bela atriz Sharon Tate
Ler Mais