Sorteio dos grupos de futebol de Tóquio-2020 será dia 21 de abril

Evento ocorrerá na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça; Brasil está classificado nos torneios masculino e feminino

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de março de 2021 às 14:31

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O sorteio dos grupos dos torneios de futebol masculino e feminino das Olimpíadas de Tóquio será realizado no dia 21 de abril na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça. A competição terá 16 seleções participantes no masculino e 12 integrantes no feminino. O Brasil está classificado para os dois.

A disputa entre as mulheres começa no dia 21 de julho e tem final em 6 de agosto. Já os duelos entre os homens Vão iniciar no dia 22 de julho, fechando em 7 de agosto.

Anfitrião da Olimpíada, o Japão é o único pré-alocado no sorteio, ficando na posição A1 no torneio masculino e no posto E1 na competição feminina. Os homens estrearão no Estádio Nacional de Tóquio, enquanto as mulheres farão o primeiro jogo no novo Estádio Olímpico da capital. O local ainda receberá as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos. As outras sedes do torneio serão Yokohama, Sapporo, Miyagi, Kashima e Saitama.

O sorteio ocorrerá depois da definição de todos os participantes nas duas competições. Pelo masculino, 14 nações já se classificaram, e as duas últimas vagas serão decididas no torneio classificatório da Concacaf, que acontece em Guadalajara (México) entre os dias 18 e 30 de março.

Já na disputa feminina, já são 10 seleções confirmadas. Restam duas vagas, uma da Ásia, que sairá entre Coreia do Sul x China; e outra vinda da repescagem intercontinental, que será definida nos duelos entre Chile e Camarões nos dias 10 e 13 de abril.

"Nos sorteios dos Torneios Olímpicos de Futebol Masculino e Feminino, vamos vivenciar grandes emoções à medida que as 28 seleções qualificadas conhecem o caminho que terão que percorrer para alcançar a glória e o ouro em Tóquio. Os sorteios dão aos jogadores, treinadores e dirigentes a oportunidade de avançar em seus preparativos. Será um marco especial e emocionante na história do futebol olímpico, tanto masculino quanto feminino", disse Sarai Bareman, diretor da divisão de futebol feminino da Fifa.

Todos os classificados até aqui:Torneio masculino: Japão, Brasil, Argentina, França, Alemanha, Romênia, Espanha, Egito, Costa do Marfim, África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Arábia Saudita e Coreia do Sul Torneio feminino: Japão, Brasil, Reino Unido, Holanda, Suécia, Canadá, Estados Unidos, Zâmbia, Austrália, Nova Zelândia