Tribunal aumenta em dez anos pena de José Dirceu na Lava Jato

No mesmo julgamento, o TRF-4 absolveu ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto por "insuficiência de provas" e confirmou as penas de Renato Duque e Gerson Almada

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2017 às 11:23

- Atualizado há um ano

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) aumentou em dez anos a pena imposta para o ex-ministro da Casa Civil no governo Lula, José Dirceu, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, na Lava-Jato. Condenado na primeira instância pelo juiz Sergio Moro, em junho do ano passado, a 20 anos e 10 meses de prisão no processo que envolve a empreiteira Engevix, Dirceu foi setenciado hoje (26/9) a 30 anos, 9 meses e 10 dias de prisão. 

No mesmo julgamento, o TRF-4 absolveu ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto por "insuficiência de provas". Vaccari já havia sido absolvido pelos desembargadores em outro processo, em junho, porque as acusações contra ele baseavam-se apenas no depoimento de delatores. 

No mesmo julgamento, tiveram as condenações confirmadas o ex-diretor da Petrobras Renato Duque e o ex-vice-presidente da Engevix Gerson de Mello Almada. O julgamento do caso se iniciou no dia 13 de setembro e teve pedido de vista feito pelo desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus. Essa é a 18 ª apelação criminal da Operação Lava Jato julgada pelo tribunal.