TSE prepara anúncio de medidas de combate às fake news neste domingo

Corte apura esquema de propagação de notícias falsas na campanha presidencial

Publicado em 21 de outubro de 2018 às 13:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: TSE/Divulgação

A uma semana do segundo turno, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para este domingo (21) à tarde uma entrevista à imprensa em que devem ser anunciadas medidas de combate à disseminação de notícias falsas (fake news) nas redes sociais. A entrevista ocorre no momento de acirramento de acusações entre as campanhas de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).

Além da presidente do TSE, ministra Rosa Weber, deverão participar da entrevista os ministros Raul Jungmann, da Segurança Pública, e Sérgio Etchegoyen, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a advogada-geral da União, Grace Mendonça, e o diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro.

No TSE, há decisão para abertura das investigações em torno das denúncias sobre a existência de empresários que financiariam um esquema criminoso para a propagação de fake news anti-PT via WhatsApp. A Polícia Federal e a Procuradoria-Geral Eleitoral também estão nas apurações.

A semana que passou foi tensa, pois Haddad acusou Bolsonaro de estar por trás do esquema. Os adversários trocaram acusações. Bolsonaro negou envolvimento. Pelo Twitter, o candidato do PSL afirmou que não tem controle sobre apoios voluntários e que o PT não está sendo prejudicado por fake news, e sim pela “verdade”.

Partidos políticos, que apoiam ambos os candidatos, recorreram à Justiça Eleitoral em busca de providências. O PT pediu ao TSE para declarar Bolsonaro inelegível por 8 anos com base nas denúncias publicadas na imprensa.Identifique as fake news: Seja cético com as manchetes Notícias falsas frequentemente trazem manchetes apelativas em letras maiúsculas e com pontos de exclamação, o que não é usual em reportagens jornalísticas. Se alegações chocantes na manchete parecerem inacreditáveis, desconfie, pode ser mesmo mentira.

Investigue a fonte da informação divulgada  Certifique-se de que a reportagem tenha sido escrita por uma fonte confiável e de boa reputação. Se a história for contada por uma organização não conhecida, verifique a seção “Sobre” do site para saber mais sobre ela. Em caso de dúvidas, vale a pena pesquisar mais sobre a fonte da informação no Google. 

Fique atento   a formatos incomuns Muitos sites que publicam informações falsas contêm erros ortográficos ou apresentam layouts estranhos. Redobre a atenção na leitura da informação se perceber esses sinais. Além disso, preste bastante atenção ao endereço do site, pois muitos deles utilizam nomes parecidos com os de sites de notícias tradicionais. 

Preste bastante atenção Às fotos Notícias falsas frequentemente contêm imagens ou vídeos manipulados. Algumas vezes, a foto pode ser autêntica, mas pode ter sido retirada do seu contexto original. Você pode procurar a foto ou imagem no Google para verificar de onde ela veio.

Confira as datas de publicação  Alguns “fabricantes” de informações falsas costumam utilizar uma notícia real do passado como base, ou mesmo utilizar uma outra notícia falsa, portanto preste atenção às datas. Conter datas que não fazem sentido ou até mesmo datas que tenham sido alteradas pode ser sinal de fraude.

Verifique as evidências Verifique as fontes do autor da reportagem para confirmar que são confiáveis. Falta de evidências sobre os fatos ou menção a especialistas desconhecidos pode ser uma indicação de notícias falsas.

Busque outras reportagens Se nenhum outro veículo na imprensa tiver publicado uma reportagem sobre o mesmo assunto, isso pode ser um indicativo de que a história é falsa. Se a história for publicada por vários veículos confiáveis na imprensa, é mais provável que seja verdadeira.

A história é uma farsa ou uma brincadeira?  Algumas vezes, as notícias falsas podem ser difíceis de distinguir de um conteúdo de humor ou sátira. Verifique se a fonte é conhecida por paródias e se os detalhes da história e o tom sugerem que pode ser apenas uma brincadeira.

Algumas fakes são feitas de propósito Pense de forma bastante crítica sobre as histórias lidas e compartilhe apenas as notícias que você sabe que são verossímeis. Algumas delas podem ter sido intencionalmente falsificadas.