Prefeitura cria “delivery de árvores da Mata Atlântica”

Moradores podem receber mudas nativas em casa ou retirar em três pontos da cidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2017 às 20:14

- Atualizado há um ano

. Crédito: Wellington Pedro/Imprensa MG

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), lança uma ação inovadora no Dia Nacional da Árvore, comemorado próxima quinta-feira (21): o “delivery de árvores”. Os cidadãos que quiserem adquirir mudas de espécies nativas da Mata Atlântica poderão fazer o pedido através do Disque Mata Atlântica. A árvore poderá ser entregue na própria casa do solicitante ou retirada em três pontos da cidade – Parque da Cidade, Jardim Botânico e Horto. Para o projeto, a Prefeitura disponibilizará, por mês, mil pés, entre Aroeiras, Sibipirunas e Ingás.

Aqueles que quiserem solicitar mudas podem fazer isso de três maneiras: ligando para o telefone 3611-3802, enviando uma mensagem de Whatsapp para o número (71) 98549-8453, ou via 156, número da ouvidoria da Prefeitura. É necessário informar nome completo, e-mail e telefone para contato, além de endereço com CEP. Serão doadas até duas árvores por logradouro.

Após a solicitação, o cidadão pode escolher a opção delivery, ou seja, pedir a entrega da muda diretamente no endereço cadastrado, ou indicar se prefere retirar. Os locais para retirada são o Parque da Cidade, no Itaigara; o Jardim Botânico de Salvador, na avenida São Rafael; e o Horto Sagrada Família, no bairro do Bonfim. Na opção delivery, a equipe fará a reserva da muda escolhida e uma vez por semana, às quartas-feiras, entregará nos endereços cadastrados.

“O que estamos oferecendo ao cidadão são novas maneiras de contribuir com a arborização nativa da nossa cidade. Acontece de, às vezes, o cidadão querer plantar e não saber como conseguir as mudas, de que forma fazer isso e a quem pedir essa orientação. Através desse novo serviço, o cidadão poderá receber a muda em casa ou simplesmente buscá-la em um dos locais combinados. O serviço é importante, pois reforça o papel de cada um no esforço de arborizarmos Salvador”, destaca titular da Secis, André Fraga.

Ainda como parte da programação comemorativa ao Dia da Árvore, serão distribuídas ainda nesta quinta-feira, no Parque da Cidade, mudas nativas da Mata Atlântica como sibipirunas, ingás e aroeiras.

Balanço 

Desde o início do ano, a Prefeitura já plantou 3.500 árvores em Salvador, sendo o maior quantitativo delas de exemplares da Mata Atlântica. Em janeiro, por exemplo, o bairro do Candeal recebeu dezoito mudas entre ipês amarelos, brancos e palmeiras imperiais. Já em julho, foi a vez da Avenida Manoel Dias receber 30 mudas de otis.

A capital baiana ainda dispõe de cinco hortas urbanas e seis pomares mantidos com apoio dos cidadãos, que realizam toda a manutenção dos espaços, desde o plantio de mudas e irrigação até a colheita. Esta iniciativa tem por objetivo revitalizar o espaço urbano promovendo o bem estar da população, que passa a contar com uma área agradável de convivência coletiva, além de promover laços entre os moradores e aproximá-los do poder público municipal. Entre os espaços mantidos nesta parceria com os soteropolitanos estão as hortas localizadas na Pituba e em Itapuã, e os pomares situados na Praça Guaratuba, em Stella Maris, e no Jardim das Margaridas.