tecnologia

Apple lança iPhone 8, 8 Plus e X; confira detalhes

Empresa também divulgou novas versões de TV e até relógio que atende ligações

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2017 às 16:05

 - Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: reprodução

A Apple lança três novos aparelhos na tarde desta terça-feira (12), em evento na Califórnia (EUA):  o iPhone 8, o Iphone 8 Plus e o iPhone X (10, em algarismo romano). A empresa também anunciou uma nova versão de relógio, capaz de atender ligações, e TV em 4K. 

De acordo com a Folha de S. Paulo, iPhone 8, o Iphone 8 Plus e o iPhone X são cobertos de vidro resistentes e serão lançados nos Estados Unidos em 22 de setembro. Comemorativo pelos dez anos do aparelho, o X vem nas cores cinza e prateado e, conforme rumores, não possui o botão "home", na tela principal. Novos aparelhos: iPhone 8, 8Plus e X (Foto: reprodução) O X conta ainda com uma nova tecnologia de reconhecimento facial para desbloqueio. Segundo a Apple, o sistema é à prova de fraude, com tecnologia desenvolvida para reconhecer se há uma foto ou uma máscara substituindo o rosto. O aparelho possui uma tela batizada de "super retina", com resolução de 458 ppi é menor que os 571 ppi do Samsung S8. 

O iPhone 8 é coberto de vidro, na frente e atrás e será comercializado nas cores prata, cinza e dourado. O display tem 4,7 polegadas, enquanto o iPhone 8 Pluse tem 5,5 polegadas. Segundo a empresa, as duas versões são totalmente à prova d'água e conseguem gravar em 4K a 60 fps, e a 1080p, 240 fps (com esse último recurso, é possível gravar em câmera lenta). O preço do iPhone 8 Plus é US$799.

O iPhone 8 poderá ser carregado sem fio. Mas a novidade é que agora não será mais necessário comprar um carregador específico, pois a Apple vai trabalhar com o padrão Qi, integrado com outras empresas. 

[[publicidade]]

Um dos novos recursos anunciados pela empresa é um aplicativo de realidade aumentada. Assim, será possível apontar a câmera para o céu e o aplicativo reconhecerá, de pronto, os nomes das estrelas, traçando as constelações no céu para ajudar.

Schiller fala das câmeras, de 12 MP em ambos os celulares. A abertura é de f/1.8 e f/2.8 no iPhone 8 Plus. A câmera virá com um efeito de iluminação específica para retratos —com inteligência artificial, a câmera aprende a ressaltar os traços do rosto para melhorar as fotos.

Relógio e TV A empresa também anunciou um novo sistema operacional para o Apple Watch, produto que no último trimestre teve venda 50% maior do que no mesmo período do ano passado. A nova geração - a "série 3" - tem o mesmo tamanho da versão anterior, mas vem com uma grande inovação. Apenas nos Estados Unidos, o aparelho permitirá que o relógio atenda a chamadas (o número de telefone será o mesmo do iPhone), por meio de um cartão SIM eletrônico, integrado ao relógio, menor que um chip nano convencional.

O aparelho também contará com Apple Music, ou seja, tem capacidade de rodar o streaming do iTunes de forma independente. O aparelho também chega ao mercado dos Estados Unidos no dia 22 de setembro.

Já a nova Apple TV terá resolução 4K e protetores de tela novos. Os filmes em 4K terão o mesmo preço no iTunes que os filmes em HD. Já o processador da nova Apple TV será o A10X, o mesmo que já é usado no iPad Pro, um processador de seis núcleos.