Após cinco horas de falha, linha 2 do metrô volta a operar em Salvador

Funcionamento do serviço foi retomado normalmente por volta das 9h50

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2017 às 10:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor/CORREIO
. por Mauro Akin Nassor/CORREIO

Após cerca de 5 horas parado por causa de uma falha técnica, que impediu o funcionamento normal da linha 2 (Acesso Norte a Mussurunga), o sistema metroviário voltou a funcionar às 9h55. A CCR Metrô Bahia informou que por volta das 4h, durante uma manobra especial de preparação para início da operação, sem passageiros, um carro da composição bloqueou a via principal. O incidente aconteceu na zona de estacionamento de trens próximo à estação Pituaçu.

O intervalo médio entre um metrô e outro é de 7 minutos, em média. O tempo de espera pela manhã chegou a ser de 20 minutos entre os trens.

"A composição que bloqueava a via principal da linha 2 foi recolhida para o estacionamento de trens. A circulação foi reestabelecida no local às 9h55 com a normalização do intervalo entre os trens. Desde o início da operação, a concessionária reforçou a sua equipe de atendimento para orientar os usuários com agentes transmitindo informações com megafones, banners informativos nas estações e mensagens sonoras nos trens e estações. A operação na Linha 1 segue normal desde às 5h", afirmou a CCR, em nota.

[[embed]]

A operação comercial do metrô foi iniciada às 5h, com intervalo maior entre os trens na linha 2, o que provocou longas esperas e maior fluxo de passageiros nos ônibus. Durante o período da falha os os passageiros que saíram da Estação Mussurunga com destino ao Acesso Norte, precisaram fazer a baldeação na Estação CAB.

[[galeria]]

Uma uma equipe de técnicos e engenheiros atuou no local para fazer o reparo. O nome do trem que descarrilou é bravo 26 e o do caminhão que fica no trilho é Rodo SOS. O Rodo SOS foi utilizado para levar equipamentos e ferramentas utilizado para recolocar o trem nos trilhos. Ele pode também ser utilizado como reboque, que puxa o trem após ser realocado.

*Elaine Araújo e Caio Issa são integrantes da 12ª Turma do Programa Correio de Futuro