Aprenda truques simples para afastar crises alérgicas da sua casa

Especialistas dizem o que fazer e não fazer para dar adeus de vez aos espirros

  • Foto do(a) author(a) Daniel Silveira
  • Daniel Silveira

Publicado em 22 de novembro de 2017 às 18:43

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Xico Diniz/Divulgação

Sabia que sua casa pode estar repleta de alergênicos, como são chamados compostos que desencadeiam crises alérgicas? “Os principais, em disparada, são os ácaros da poeira, especialmente aqui no Nordeste. Epitélios animais e fungos, em número menor, e pólens e gramíneas menos ainda”, conta Claudia Plech, especialista em alergia e imunologia pediátrica. A médica chama a atenção para o fato de que não são apenas as pessoas alérgicas que podem sofrer com isso, já que alguns fatores, ditos irritantes, podem causar espirros e urticárias (coceira na pele). “Pode ser poluição, fumaça de cigarro, perfume forte”, conta ela. Alguns erros são bem comuns na casa de pessoas que têm alergia ou têm as narinas irritadas facilmente. Essas são algumas das coisas a não se fazer. Clique na imagem para ampliar (Arte: Morgana Lima/Editoria de Arte/CORREIO) A dica mais importante para se livrar desses perigos é manter a casa limpa. “Limpeza é a melhor prevenção das alergias”, completa Jorge Benevides, alergologista e pneumologista do Hapvida Saúde. O BAZAR conversou com especialistas e pegou dicas de como afastar os espirros. Saúde!

Limpeza Melhor  prevenção. “Na casa de um alérgico deve-se evitar  acúmulo de coisas velhas e utensílios que possam servir como foco para alergênicos”, comenta Jorge. O ideal é não usar vassoura. “O chão deve ser limpo com pano úmido. Quando a gente varre, levanta poeira que voa para outra superfície”, explica Claudia. Porcelanatos são os melhores revestimentos para casas em que moram alérgicos, pisos vinílicos também. Os pisos de madeira só são indicados se não tiverem fisuras e/ou sejam fáceis de limpar (Foto: Reprodução/Instagram/portteporcelanato) Revestimentos “O ideal  é usar pisos frios como porcelanato, cerâmica e pedras ornamentais, que devem ser escolhidos pensando na facilidade da higienização”, comenta Jorge. O carpete está no topo da lista dos proibidos, seguido de pisos de madeira com muitas reentrâncias. Tapetes também não são bem vindos, mas caso os tenha, limpe sempre com aspirador de pó.

Escritório “Papel acumula muito ácaro, então eu oriento às pessoas a transformarem tudo que ela tem em digital”, conta Luara. Existem profissionais de organização pessoal especialistas em fazer isso. “Evite acumular jornais e revistas, contas antigas e faça uma triagem do que você vai levar para casa das correspondências”, aponta.

As prateleiras e estantes podem ser acumuladores de poeira. Se tiver em casa, precisam ser limpas com frequência e ter o menor número de coisas em cima para que juntem menos poeira sobre si (Foto: Reprodução/Instagram/formacasa) Estantes Móveis devem ter o mínimo de coisas que acumulem poeira sobre eles. Ao limpar, não use espanador ou pano seco, pois eles dissipam a sujeira pelo ar. Dê preferência a estantes com portas. 

Banheiros São os ambientes mais úmidos da casa. Luara aconselha que eles sejam limpos diariamente e precisam estar bem ventilados. “Evite deixar maquiagem, perfume, porque a umidade no banheiro pode estraga-los”, diz. Ela também indica que a troca deve ser feita a cada dois dias. “E elas precisam tomar sol ou ser colocadas para tomar sol”, pontua. Guarda-roupas e armários devem ter as portas abertas com frequência para evitar que o mofo tome conta das roupas. Outra boa solução é usar uma arara  (Foto: Reprodução/Instagram/interi0r) Armários “Deixe as portas do guarda-roupa abertas com frequência, sempre fazendo uma limpeza dentro dos armários”, aconselha a personal organizer Luara Faria. Isso ajuda a evitar mofo. Além disso, use um anti-mofo. Ela indica os feitos à base de sílica. “Aquele tipo que retém água pode cair, derramar e manchar o móvel”, diz. Uma casa bem iluminada e arejada é o segredo para evitar mofo e outros alergênicos. Sempre deixe janelas abertas. Evite muitos estofados e tapetes, caso seja impossível, limpe-os sempre com aspirador de pó. Vassoura e espanador só espalham sujeira (Foto: Reprodução/Instagram/amosalas) Luz e ventilação Casa  iluminada e arejada é extremamente importante, principalmente em cidades litorâneas como Salvador, que são bastante úmidas. “Quanto mais umidade, mais ácaros e fungos, então tem que deixar a casa aberta e sempre muito bem ventilada”, explica Luara.  Colchões, almofadas e travesseiros devem ser forrados com forro antimofo. Além disso, devem ser limpos com frequência, usando sempre p aspirador de pó (Foto: Reprodução/Instagram/estofadoswg) Estofados “Troque cortina por persiana, não use tapetes, bichos de pelúcia, poltronas estofadas”, aconselha Luara. Caso seja inviável não usar estofamento, prefira forros anti-mofo, principalmente em travesseiros e colchões. “Esses e os sofás devem ser lavados duas vezes por ano, no mínimo”, explica. A organizer também aconselha a não usar travesseiros de penas ou plumas, lavar a roupa de cama com água quente e deixar no sol antes de guardá-las no armário.  No quarto das crianças, é bom evitar brinquedos em pelúcia e espaços que acumulem poeira e outras sujeiras (Foto: Reprodução/Instagram/apartamento111) Brinquedos  “Os que são feitos de pelúcia ou tecido devem ser evitados, já que podem acumular agentes alérgicos e causar crises respiratórias. Opte por aqueles que possam ser higienizados em solução de água e desinfetante”, indica Jorge.

Resfriando  Em uma cidade quente como Salvador não dá para ficar sem ventilador ou arcondicionado. O primeiro não é tão indicado porque o vento pode espalhar as partículas de poeira. Quem faz questão, precisa manter as pás sempre limpas. “O filtro do ar condicionado deve estar sempre limpo”, conta Ieda Aleluia, pneumologista e professora do curso de Medicina da Unifacs. Segundo ela, o ar-condicionado resseca o ambiente e as vias aéreas, por isso a necessidade de umidificação, que pode ser feita com um umidificador de ambiente e soro fisiológico nas narinas. Cortinas de tecido acumulam poeira, pólen e não costumam ser lavadas com frequência. Opte por persianas, que possam ser limpas mais facilmente (Foto: Reprodução/Instagram/gruposomosin) Sem cheiro  Grande parte dos produtos de limpeza são perfumados. Isso pode ser irritante para o trato nasal da maioria das pessoas. A dica de Luara é usar uma mistura de água com álcool ou vinagre. Para vestuário e roupas de cama “usar sabão neutro  e biodedegradável e evitar amaciante e detergente”, completa a organizer.