Assalariada em um turno, empresária no outro

CORREIO entrevista Carla Emerita, empresária recém franqueada

  • Foto do(a) author(a) Maryanna Nascimento
  • Maryanna Nascimento

Publicado em 15 de maio de 2017 às 05:00

- Atualizado há um ano

A técnica em segurança do trabalho Carla Emerita abriu há um mês e meio a sua franquia. Atualmente, ela se divide entre o trabalho de carteira assinada e as atividades administrativas da franquia. À frente da nova empresa está o seu marido, que era autônomo. Carla despertou o interesse por franquias através de pesquisas na internet (Foto: Acervo Pessoal)CORREIO: Por que você decidiu investir em uma franquia?CARLA: Escolhi por conta do estudo de mercado já feito, além de toda preparação, o marketing e o suporte dado pela franqueadora. Para que tivéssemos mais estabilidade, decidimos investir em algo que nos desse segurança.O que levou em consideração ? O preço do investimento, o tipo de serviço (lavagem de veículos), já que todo mundo lava carro, e o fato de ser algo com rentabilidade garantida. Já há um estudo de mercado e agora depende só da gente.Como você se planejou ?Primeiro decidi que queria ter uma franquia e isso eu descobri por meio de pesquisa mesmo. Ia na internet e buscava “ que posso investir com R$ 4 mil”. Depois, pesquisei as opções e apareceu a FreeWet. Visitei três ou quatro empresas no ramo e achei que essa era a ideal [para mim]. 

Você investiu e agora precisa esperar um tempo até que o negócio dê retorno. Como se preparou para isso?O retorno médio é de 12 meses e ainda estamos no início, então continuo trabalhando de carteira assinada.

Com um mês e meio, é possível dizer que está dando certo?Ainda é cedo, mas estamos divulgando em redes sociais, panfletos, plotagem no nosso próprio carro e boca a boca. Além disso, oferecemos desconto, que também é uma forma de marketing.

O que você indica para quem quer investir em uma franquia?Digo que ouse, que tente. Se você não tentar não saberá se vai dar certo. Mas é preciso ter planejamento antes de investir, ou pode correr o risco de ficar sem dinheiro em caixa.