Baby Beef compra o La Pulperia

Por Ronaldo Jacobina

Um dos mais tradicionais restaurantes baianos, o Baby Beef Alvarez comprou o conceituado La Pulperia. Com a aquisição, a gestão do Baby Beef vai ganhar o reforço de Anderson Souza, sócio do restaurante de carnes do Acupe de Brotas, que se juntará a Quinho Alvarez e ao maître Santana, que também virou sócio do negócio. Com isso, os dois restaurantes de carnes fortalecerão ainda mais suas operações. Nos planos dos novos gestores está o de estender os pratos clássicos do Baby Beef para o La Pulperia e vice-versa. Esta é a primeira ação agressiva do recém criado Grupo BBA que planeja expandir os negócios com franquias do La Pulperia e a criação de empórios para comercializar produtos das duas marcas. Dentre outros projetos futuros está a instalação de um espaço com a marca La Pulperia na área externa do Baby Beef.


Santana, Anderson e Quinho Alvarez (Foto: Angeluci Figueiredo)

Fogo em Ondina

O bairro de Ondina vai ganhar um restaurante na próxima quarta-feira (16). A casa, que fica na Rua Sabino Silva, vai se chamar Carvão e terá no comando do fogão à lenha o chef Ricardo Silva, especializado em parrilla.  Com cerca de 80 assentos, a casa quer surpreender o cliente para além das carnes nobres. Silva, que buscou inspiração no seu mestre, o argentino Francis Mallmann, diz que pela grelha passarão frutos do mar, legumes e outros ingredientes. Com inspiração no fogo, nem a carta de drinques da casa, passará longe das labaredas. A ideia é tocar fogo em tudo. A conferir.

O chef Ricardo Silva e a sócia Eliane Pinho, do restaurante Carvão (Foto: Monica Carvalho) 

Artista multifacetado

Dono de múltiplos talentos, o dramaturgo, diretor teatral, roteirista e escritor, o agora global, Elísio Lopes Jr, vai lançar, no dia 2 de setembro, às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Salvador, o livro Trilogia da Noite, editado pela Giostri. A obra traz três textos teatrais, sendo dois inéditos, Antes que anoiteça em mim e Liberté, e um já encenado, o Alta Noite. Workholic confesso, o baiano, que assinou a direção do último DVD de Ivete Sangalo, foi roteirista de Mister Brau e diretor do programa Espelho - estes últimos com Lázaro Ramos - está dedicado ao novo programa do ator baiano que estreará em dezembro na Globo. É Elísio também quem dirige o Tia Má com a Língua Solta, com Maíra Azevedo.

Elísio Lopes Júnior (Foto: Fabio Bouzas)

Além da fronteira

A Aromarketing, empresa baiana especializada na criação de cheiros personalizados, criou uma linha de aromas para a gigante Riachuelo que agora comercializa os produtos made in Bahia em suas 292 lojas, com a marca da rede. A fábrica, sediada em Lauro de Freitas, já exporta seus produtos para os Estados Unidos e produz linhas exclusivas para sua marca própria, a Aquaroma, que possui três lojas nos principais shoppings da capital baiana.

De volta à belle époque carioca

Um dos autores/roteiristas da novela Lado a Lado (ganhadora do Emmy de Melhor Telenovela em 2013), o baiano Douglas Tourinho está de volta à época em que se passou a trama das seis. Dessa vez na série infantojuvenil, adaptação para a TV  da premiada peça de Karen Acioly,  Tuhu - o menino Villa-Lobos", inspirada na infância  e adolescência do maestro. Trabalhando em parceria com Karen, a dupla  pretende prestar homenagem a Heitor Villa-Lobos pelos 130 anos de seu nascimento.  É no Brasil pós-escravagista das últimas décadas do século 19  e primeira década do século 20 que transcorre o recorte fabulesco  da infância e adolescência do garoto prodígio, que aprendeu a tocar violoncelo com o pai  e, aos  12 anos, estreou a sua batuta regendo pequenas orquestras do teatro musical carioca. A direção da série caberá à cineasta Malu de Martino.

Douglas Tourinho (Foto: Arlete Heringer)

O homem do coaching

O precursor do coaching, ferramenta utilizada no desenvolvimento de pessoas e líderes, o norte-americano Tim Gallwey traz para Salvador a metodologia The Inner Game, criada por ele há 45 anos e aplicada em empresas mundiais, como IBM, Apple e Coca-Cola. A palestra The Inner Game - A essência da liderança e do aprendizado por experiência, é uma iniciativa do Sindvest-BA e será realizada no auditório da FIEB, no dia 1º de setembro.

Homenagens no Othon

Luiz Marques e Jacqueline Costa Lino armam almoço no restaurante Lampião para comemorar o Dia dos Pais amanhã, no Bahia Othon Palace Hotel. Com direito a música ao vivo e menu especial preparado pelo chef Newton Nonato. No último domingo, a dupla recebeu um grupo de convidados para celebrar o aniversario do colunista Jacques de Beauvoir

Curtíssimas

Conceição Queiroz inaugura, na próxima quarta-feira, 16, o novo showroom da Casabela, no Caminho das Árvores. Será das 12h às 16h. 

Gal Villas-Boas reúne hoje um grupo de amigos para almoço de aniversário.

Gonçalo Júnior colocou o ponto final na biografia do Bandido da Luz Vermelha. O livro sai em 2018.

Os acessórios da Iaô Design, criados por Rita Wulf e Luciana Galeão, serão vendidos nas lojas Euzaria.