Com Carpegiani, Bahia tem aproveitamento de líder

Em sete jogos sob o comando do treinador, foram quatro triunfos, dois empates e só uma derrota; percentual é maior que o do Corinthians

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 9 de novembro de 2017 às 15:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marcelo Malaquias / EC Bahia

A empolgação e confiança dos tricolores na busca por uma vaga na Libertadores de 2018 passa por um nome: Paulo Cézar Carpegiani. Ainda que o comandante divida os méritos com jogadores como Edigar Junio e Mendoza, entre outros, não há como desconsiderar que a chegada dele foi um marco na série de resultados positivos que o Bahia emplacou no Brasileirão.

As atuações têm sido convincentes e os números mais ainda. Sob o comando de Carpegiani, o Bahia tem um aproveitamento de líder. Foram 14 pontos somados dos 21 disputados, distribuídos em quatro triunfos, dois empates e apenas uma derrota. Os 66% de aproveitamento superam sutilmente o do Corinthians ao longo das 33 rodadas, que é de 65,7%.

A ressalva é que chegando até o final da Série A como treinador do time, o que deve acontecer, Carpegiani terá comandado o tricolor em apenas 12 jogos, o que não corresponde a sequer um terço do campeonato. Se mantiver a média, o Bahia conquistará mais 10 pontos nos próximos cinco jogos e terminará a competição com 55. Pontuação superior à média do oitavo colocado na era dos pontos corridos desde 2006 (quando o Campeonato Brasileiro passou a ter 20 clubes), que é de 54,81 pontos.

Para que a zona de classificação para a Libertadores se estenda a pelo menos oito equipes, Grêmio ou Flamengo teria que ser campeão da Libertadores ou da Sul-Americana, respectivamente. No caso dos dois alcançarem os títulos, o nono colocado também herdará uma vaga na maior competição da América do Sul.

O Bahia está em nono lugar, com 45 pontos, cinco a menos que o Flamengo, em sétimo. O tricolor ainda pode terminar a rodada em 10º ou 11º, a depender dos resultados do São Paulo e do Atlético-MG nesta quinta (9), no encerramento da 33ª rodada. O tricolor paulista recebe a Chapecoense, no Pacaembu, e o Galo também joga em casa, contra o lanterna Atlético-GO, no Independência. As duas partidas começam às 19h (horário da Bahia).

Os sete jogos do tricolor com Carpegiani: Palmeiras 2x2 Bahia Bahia 2x0 Corinthians Flamengo 4x1 Bahia Bahia 2x1 Vitória Fluminense 1x1 Bahia Bahia 2x0 Ponte Preta Avaí 1x2 Bahia

Veja abaixo a classificação da Série A: