Estudantes são roubados dentro de diretório acadêmico na Ufba

Esta é a segunda vez em 10 dias que os alunos são assaltados no mesmo local

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 17 de outubro de 2017 às 14:07

- Atualizado há um ano

. Crédito: Evandro Veiga/CORREIO

Em um intervalo de 10 dias, estudantes foram assaltados duas vezes dentro do Diretório Acadêmico do curso de Matemática (Damat) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), localizado no campus de Ondina. O assalto aconteceu na tarde desta segunda-feira (16), e três dos cinco alunos que estavam no local tiveram os celulares roubados.

Uma estudante que estava do lado de fora do diretório viu quando o suspeito chegou e o reconheceu como o assaltante que tinha invadido o local no último dia 6. Ao avistar o suspeito, ela saiu correndo e chorando pelo campus. Diretório Acadêmico do curso de Matemática foi alvo de assalto duas vezes  (Foto: Evandro Veiga/CORREIO) Estudante do 8° semestre de Matemática, Guilherme da Silva, 22 anos, contou que o bandido levantou a camisa e mostrou uma arma que estava na cintura. Antes de entrar na sala, segundo Guilherme, o bandido teria percebido o nervosismo da vítima que estava do lado de fora do diretório. "Dessa vez, ele parecia ter pressa porque percebeu que a vítima do primeiro assalto o tinha reconhecido. Ao entrar, ele suspendeu a camisa, mostrou a arma e falou: 'olha, eu só quero o celular'", conta Guilherme.

Ainda de acordo com as vítimas, após o assalto, o suspeito saiu andando até fugir na garupa de uma moto que estava estacionada em frente ao Instituto de Matemática, a 300 metros da sala do diretório. No corredor, onde fica o diretório do curso, existe uma única câmera de segurança, mas, segundo os estudantes, o aparelho não teria registrado o momento em que o homem entra na sala - isso porque o equipamento está posicionado para filmar a entrada de um posto dos Correios que fica no final do corredor.

Após o assalto, os alunos registraram o caso no canal de segurança da Ufba, mas ainda não tiveram resposta. No boletim de ocorrência registrado na 7ª Delegacia (Rio Vermelho), os estudantes descreveram o suspeito como um homem de aparentemente 30 anos medindo cerca de 1,90 m. Ele estava de calça jeans e com uma camisa polo listrada. O mesmo homem já havia sido visto outras vezes no mesmo local.

Em nota, a Ufba informou que determinou a instalação de câmeras imediatamente no PAF-I, Superintendência de Tecnologia da Informação e Instituto de Matemática e que outras medidas de segurança estão sendo implantadas na universidade para garantir a segurança e a melhoria da atuação da equipe de vigilância.

Câmeras Os estudantes contaram ainda que antes do primeiro assalto, a direção do Instituto de Matemática tinha entrado em contato com a Coordenação de Gestão de Segurança da Ufba (Coseg), solicitando que quatro câmeras de segurança fossem instaladas no prédio, mas o Coseg alegou que não teria como implantar os equipamentos, porque não estavam previstos no orçamento.

No dia 6, por volta das 13h, o mesmo suspeito esteve no diretório acadêmico, onde outros cinco estudantes estavam reunidos. Ele teria entrado na sala e observado o espaço para, logo em seguida, anunciar o assalto. O estudante do 4° semestre de Matemática, Luis Felipe, 20, conta que todos os jovens foram obrigados a se deitar no chão."Ele mandou todo mundo se deitar no chão, depois saiu perguntando um a um onde estava o dinheiro", conta Luis. Além de quatro celulares, o bandido levou cerca de R$ 200. Luis Felipe foi um dos estudantes roubados no dia 6 de outubro (Foto: Evandro Veiga/CORREIO) "O DA é aberto porque é uma espaço de convivência, não é excepcional alguém entrar lá, o que é excepcional é essa violência. Agora, quando entra alguém nas salas fico assustado, nem consigo comer direito, fico apreensivo com qualquer pessoa", completa o jovem.

O diretor do Instituto de Matemática, Evandro Carlos Ferreira dos Santos, afirmou que esteve com representantes da Coseg há três semanas solicitando a instalação de quatro câmeras, mas teve foi informado de que não havia verba suficiente para instalar os novos equipamentos.

"No dia do primeiro incidente, eles estiveram aqui e apontei onde poderia ficar a câmera, que daria para visualizar quem entrasse no prédio e pedi que posicionasse de outra forma e teríamos a imagem clara do homem que cometeu o delito e reiteramos nosso pedido por câmeras novas", explicou o diretor.

Hoje, após o segundo assalto, representantes do Coseg foram até o instituto e informaram que três novas câmeras vão ser instaladas no prédio, inclusive no corredor onde ficam os diretórios acadêmicos. 

Medo Com os assaltos, os estudantes passaram a circular pelo campus com cautela e a se reunir nos diretórios acadêmicos a portas fechadas. Alunos que frequentam os diretórios dos cursos de Computação e Estatística, que ficam ao lado do de Matemática, também ficaram assustados com os assaltos. 

Os colegas do curso de Estatística Rodrigo Furquim, 18, Jonatas Santos, 19, e Guido Romero, 22, por exemplo, passaram a trancar a porta do diretório enquanto estão estudando. A preocupação é que o mesmo possa acontecer com eles.

"Já faz um tempo que vem acontecendo algumas coisas porque aqui fica ao lado do PAF I, um local com fluxo de pessoas muito grande. Eu já me senti várias vezes observado enquanto estava sentado lá fora e o único lugar que eu me sentia seguro era o diretório", lamenta Rodrigo. 

Alguns alunos que frequentam o instituto deixaram até de levar o aparelho celular para a universidade - como é o caso da estudante do 2° semestre de Matemática Adriane Dias,18. "Quando trago o celular, escondo dentro da mochila e, se tocar, não atendo", conta a jovem. 

Confira a nota divulgada pela Ufba na íntegra:

"A Universidade Federal da Bahia lamenta o assalto ocorrido na segunda-feira (16/10). A UFBA, através da Pró-Reitoria de Administração / Coordenação de Segurança (Coseg), prestou apoio imediato às vítimas, que foram conduzidas à delegacia do Rio Vermelho e, logo em seguida, às dependências da Coseg, onde fizeram registro da ocorrência no Canal de Segurança da UFBA; 

Determinou, a seguir, prioridade imediata para a instalação de novas câmeras de vigilância no PAF-I, Superintendência de Tecnologia da Informação e Instituto de Matemática. Os serviços de instalação de novas câmeras e manutenção das existentes são regularmente executados.

Finalmente, estão sendo implantadas novas medidas, visando a melhorar a atuação da equipe de vigilância. Entre elas, o direcionamento do acesso de motocicletas ao campus de Ondina apenas pelo Portão Principal, para reforçar o monitoramento dos veículos e seus ocupantes. A medida vigorará até a conclusão da reforma da Portaria da Av. Ademar de Barros. Também foram reforçadas a rondas, a pé e motorizadas, dos vigilantes".