Evento discute tendências da publicidade digital em Salvador

Encontro contou com representantes do mercado publicitário

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 28 de novembro de 2017 às 18:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/CORREIO
Ana Coelho, presidente da Associação Baiana de Mercado Publicitário da Bahia (ABMP-Ba) por Foto: Evandro Veiga/CORREIO

O que estamos esperando para inovar? A pergunta foi o fio condutor do evento Overview 2027, que aconteceu na manhã desta terça-feira (28), na Casa do Comércio, Avenida Tancredo Neves. O encontro, organizado pela Zygon Digital, discutiu tendências da publicidade digital para o setor publicitário.

Para os palestrantes presentes, era unânime a noção de que Salvador tem grande potencial para se descatar em inovação, como já acontece com outras capitais da Amércia Latina. Mas como utilizar isso para melhorar a economia e movimentar o setor publicitário?

[[galeria]]

De acordo com Ana Coelho, presidente da Associação Baiana de Mercado Publicitário da Bahia (ABMP-Ba), não basta apenas investir em tecnologia. É preciso, acima de tudo, identificar o potencial dos profissionais baianos."A Bahia é um berço de criatividade, algo que é nosso. O que nós vemos é uma grande quantidade de publicitários que estão sendo exportados para fora. Podemos alinhar a nossa criatividade com essa nova onda de inovação e fazer um mercado mais forte", considera Ana. Para Lucas Reis, CEO da Zygon, é preciso discutir sobre as inovações em AdTech e MarTech que é uma forma de alinhar publicidade e programação. Com isso, é possível, por exemplo, fazer com que a publicidade chegue em seu público-alvo com maior precisão e rapidez, por meio de base de dados."Há dez anos, quando entrei no mercado, ouvia dizer que o digital era o futuro. Dez anos depois, eu continuo escutando que o digital é o futuro, e que a gente precisa se preparar. Acho que o futuro já aconteceu, está acontecendo, já passou, e quem identificou conseguiu se posicionar no mercado", disse Reis, durante a palestra "This is Tomorrow. Now".Durante a palestra, Humberto Garrido, representante da Hub Digital de Salvador - núcleo de inovação do Município que seleciona ideias inovadoras, ressaltou que o estado é um expoente em criatividade e que, ao longo do tempo, exportou talentos. "Nós somos desafiados a repensar como podemos retomar esse setor e quais setores podemos estimular. O eixo de inovação é fundamental para que possamos ter de volta os nossos talentos", pontua Garrido.

[[publicidade]]

O evento também contou com a presença de representantes locais e nacionais do mercado publicitário e de inovação. Na ocasião, a Zygon apresentou ainda os seus lançamentos para 2018 nas áreas de automação de criativos, venda de inventários premium, análise e visualização de dados e microtargeting.