Festa literária traz o escritor Fernando Vilela em escola de Salvador

Expoente da literatura na atualidade, o escritor e ilustrador Fernando Vilela estará em Salvador durante a Festa Literária Arco-íris (Flai).

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de julho de 2017 às 08:37

- Atualizado há um ano

Fernando Vilela participará da Festa Literária Arco-íris em uma imersão com alunos, professores e comunidade. (Foto: Divulgação)O escritor e ilustrador Fernando Vilela, um dos principais expoentes da literatura na atualidade, estará em Salvador durante a Festa Literária Arco-íris (Flai). O evento, aberto a comunidade, será realizado nos dias 2, 3 e 4 de agosto, no Acupe de Brotas, promovido pela Escola Arco-íris, instituição do ensino infantil e fundamental.

Laureado com 2 prêmios Jabutis, além de outras premiações internacionais e gravuras expostas no Moma, de Nova Iorque, Vilela fará um trabalho intenso com crianças e professores, onde será enfatizada a interpretação de narrativas por meio de imagens e participará de uma noite de autógrafos durante a Flai.

Adriana Rossetto, diretora da escola, conta que desde 2008, são convidados importantes escritores de histórias infantis para uma imersão com as crianças. “Os autores ficam três dias na escola, conhecem os projetos de literatura desenvolvido pelas crianças, contam histórias e participam da nossa festa literária, a Flai", explica.O público ainda poderá assistir à apresentação da orquestra Neojiba, ouvir contações de histórias de Regina Campana e Pablo Marutto e ainda conferir os lançamentos de dois livros das escritoras Luiza Rocha Barros, Ana Paula Mira e do ilustrador Yuri Ferraz.

“Este ano, ampliamos a programação e abrimos as portas para que alunos de outras escolas pudessem participar. Teremos um grupo do Colégio Oficina, apresentando os seus cordéis feitos a partir do livro Lampião e Lancelot, um dos mais premiados livros brasileiros da literatura infantil, de Vilela” completa Lena Lois, psicóloga e idealizadora do projeto na escola e coordenadora do evento.

A Festa Literária foi criada para valorizar ainda mais o trabalho literário que já acontece há anos na Escola Arco-Íris, visando colaborar com a mudança de hábitos das crianças brasileiras. Segundo dados da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2016, o brasileiro lê apenas 4,96 livros por ano. Destes, apenas 2,43 são concluídos. A pesquisa constatou que 67% das pessoas não tiveram nenhum tipo de incentivo à leitura durante a sua vida, 7% daqueles que tiveram incentivo, indicam os professores como responsáveis pelo seu bom hábito. A importância da família ainda é fundamental, as mães ou representantes femininas se destacam com 11% também no mesmo quesito.

“Para começar a mudar as estatísticas é fundamental que as famílias insiram a literatura na rotina dos seus filhos. Festas Literárias são capazes de lhes apresentar novas possibilidades e de aproximar as crianças dos autores. Enquanto houver boas histórias e houver curiosidade, haverá livro. Independente do seu formato”, afirma Luciana Fortes, diretora da escola.

Programação:

Dia 02/08: manhã e tarde de atividades restritas aos alunos da escola.A partir de 18h:Lançamento dos livros - O Peixinho Solitário - Luísa Rocha BarrosAs fadas borboletas e o campo de flores - Ana Paula Mira e Yuri FerrazFeira de LivrosNeojibaContações de histórias com Regina Campana e Pablo Marutto

Dia 03/08: manhã e tarde de atividades internas aos alunos da escola.A partir de 18h:Noite de autógrafos com o escritor Fernando VilelaFeira de LivrosLeitura dramática - alunos do 3º ano da Escola Arco-ÍrisProjeto de leitura - alunos do 6º ano do Colégio OficinaApresentação da banda Chiquilin

Dia 04/08: atividades com os alunos e formação dos professores com Fernando Vilela

Conteúdo patrocinado por: