Motoristas de ônibus passam por treino para melhorar convivência com ciclistas

Cerca de 2,3 mil condutores já foram treinados no projeto

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2017 às 22:52

- Atualizado há um ano

. Crédito: Evandro Veiga/CORREIO

Quando o motorista André Souza, 37 anos, chegou na garagem da empresa OT Trans Integra, no bairro de Campinas de Pirajá, na manhã desta quinta-feira (28), ele encontrou um desafio novo: trocar o ônibus da firma por uma bicicleta do Movimento Salvador Vai de Bike. "Foi um susto ser ciclista por um dia. Quando estamos embaixo,  temos uma visão diferente", analisou o condutor. 

André é um dos 2,3 mil motoristas treinados pelo projeto “Vou de Boa - Respeite o Ciclista”. A ação busca conscientizar os profissionais sobre a importância da bicicleta como meio de transporte alternativo na cidade. "Nada melhor do que se colocar no lugar do outro. A gente vai pra dentro das garagens e convida os motoristas. Nós fazemos workshops com conteúdos sobre conscientização e aplicamos o simulado na rua. É um trabalho para mudar o comportamento dos condutores de ônibus e melhorar a segurança de quem anda de bicicleta", explica o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

Na simulação prática, os condutores passam a ser ciclistas, sentindo de perto como funciona o compartilhamento entre veículos automotivos e bicicletas nas vias públicas. A ideia é fazer crescer o respeito e o cuidado com os diferentes veículos no trânsito. 

O projeto já passou pela garagem da Plataforma Integra, de 11 a 14 de setembro, e na garagem da CSN - Salvador Norte, entre 19 a 22 deste mês. O “Vou de Boa - Respeite o Ciclista” é realizado desde 2013. A iniciativa é da Prefeitura de Salvador em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (Setps) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).