Panamá bate Costa Rica e vai à Copa; EUA estão fora

Seleção panamenha chega ao Mundial pela primeira vez, Honduras vai à repescagem e americanos se despedem com derrota melancólica

  • Foto do(a) author(a) Ivan Dias Marques
  • Ivan Dias Marques

Publicado em 10 de outubro de 2017 às 23:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: Rodrigo Arangua/AFP

Mais uma seleção estreante foi confirmada na Copa do Mundo da Rússia-2018. É o Panamá, que em um jogo decidido nos minutos finais, bateu a Costa Rica, por 2x1, na Cidade do Panamá. Roman Torres foi o herói panamenho, marcando o gol da vitória aos 43 minutos do segundo tempo.

A classificação do Panamá veio graças a um vacilo do Estados Unidos. A seleção americana enfrentou a lanterna Trinidad & Tobago fora de casa e levou 2x0 no primeiro tempo, com gols de Winchester e Jones. Até ali, os EUA iam para a Copa do mesmo jeito, já que Honduras ia perdendo do já classificado México por 2x1, gols de Peralta e Vela para os mexicanos e Elis para os hondurenhos, e o próprio Panamá era derrotado pela Costa Rica, também já com vaga assegurada, com um gol de Venegas

Mas a segunda etapa das partidas foi de drama. Com dois minutos, Pulisic diminuiu para os EUA e o empate parecia questão de tempo. Quase no mesmo minuto, em locais diferentes, o cenário começava a mudar. Em Honduras, o goleiro mexicano Ochoa fez contra e, no Panamá, Gabriel Torres, num gol polêmico, fazia 1x1. A bola bateu no braço do atacante panamenho e ficou longe de cruzar o gol de Pemberton, substituto de Navas, goleiro do Real Madrid.

Pouco tempo depois, Quito fez o terceiro de Honduras e colocava seu país na Copa, empurrando os EUA para a repescagem, contra a Austrália. Para o Panamá, era tudo ou nada. Enquanto os EUA não conseguiam furar o bloqueio de Trinidad & Tobago, os panamenhos chegaram ao gol da virada aos 43, com Roman Torres aproveitando vacilo da zaga. Loucura no Estádio Rommel Fernandez e em todo o Panamá.

Os EUA não ficavam de fora de uma Copa do Mundo desde 1986, no México. Honduras vai disputar a repescagem contra a Austrália, em jogos de ida e volta, em novembro.