Peço na balança

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Jairo Costa Jr.
  • Jairo Costa Jr.

Publicado em 19 de dezembro de 2017 às 07:56

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Palácio Thomé de Souza vai usar um argumento e tanto para tentar aprovar a proposta que muda regras do IPTU, prevista para ser votada hoje na Câmara de Vereadores. No total, segundo levantamento da Fazenda Municipal, o programa de parcelamento pode beneficiar 243 mil imóveis de contribuintes com débitos em aberto. Destes, 24 mil são terrenos.

No fio do machado O ex-prefeito de Santo Amaro Ricardo Machado (PT) está na lista de cinco alvos com prisão temporária decretada no âmbito da sexta fase da Operação Adsumus, deflagrada ontem pelo Ministério Público do Estado (MP), com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Até o fechamento desta edição, Machado não havia sido localizado. Apontado como operador de Machado no esquema que desviou ao menos R$ 20 milhões da prefeitura da cidade de 2012 a 2016, o empresário Jonaldo Almeida do Carmo também teve prisão determinada, mas não foi encontrado. Como não se apresentaram, ambos já são considerados foragidos da Justiça. Embora o MP mantenha sigilo sobre presos e procurados na nova etapa da Adsumus, Machado e Carmo tiveram os nomes confirmados por fontes com acesso à investigação.    

Bloco do xadrez Entre os três presos ontem, está o empresário Manoel de Andrade Barreto. Conhecido como dono do camarote Axezeiro e sócio de bandas baianas, Barreto foi alvo da quinta fase da Adsumus, desencadeada em julho, para apurar desvios de verbas em contratos de eventos.

Alça de mira O cerco montado por promotores de Justiça que integram a Operação Adsumus levou às prisões do ex-prefeito de Muritiba Roque Isquem (PDT) e de Anderson Bella, investigado por suspeitas de operar repasses ilícitos para o político no mesmo esquema criado em Santo Amaro. As ramificações do propinoduto na prefeitura de Muritiba, também situada no Recôncavo, foram descobertas a partir da delação premiada de um empresário envolvido nas fraudes a licitações e superfaturamento de contratos. O acordo do MP com o colaborador foi revelado pela Satélite em 25 de novembro de 2016.

Nova virada O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ) autorizou ontem o retorno do ex-deputado federal Edson Pimenta ao comando do PHS no estado. A decisão ocorre em meio à crise que rachou a cúpula nacional da sigla em dois grupos. Um é liderado por Eduardo Machado, avalista de Pimenta; o outro, por Luiz França, aliado a Júnior Muniz, ex-presidente estadual do PHS. Para evitar debandadas, Pimenta adotou a cautela. Disse que aliança para 2018 - com a base do PT ou a oposição - só será definida depois do Carnaval e após ouvir os diretórios municipais.

Menos é mais Cálculos da Secretaria da Fazenda de Salvador indicam ainda que, apesar do projeto reduzir o valor do  IPTU para terrenos acima de 2.000 metros quadrados, a arrecadação obtida  com tributo deverá se manter estável ou crescer em 2018. Com mais incentivos fiscais, acreditam os técnicos da prefeitura, a tendência é alavancar investimentos no mercado imobiliário da capital.