Propaganda enganosa lidera queixas na Black Friday 2017 do Brasil

Este ano, número de reclamações é 17,1% maior do que a edição passada

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  • Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2017 às 16:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo CORREIO

O principal motivo de queixas no Reclame Aqui durante a Black Friday 2017 foi a "propaganda enganosa". O site divulgou um balanço dos dias de desconto - foram 3.503 reclamações. O número é 17,1% maior do que a edição passada do evento, que recebeu 2,9 mil queixas. Em 2014 houve recorde no número - cerca de 12 mil reclamações - e desde então vinha em queda.  (Foto: Reclame Aqui) O balanço do Reclame Aqui mostra que não houve grandes ofertas esse ano - com 50% ou até 80% de desconto, como na ideia original, importada dos EUA. A maior parte das ofertas teve abatimentos normais de final de ano. Mesmo assim, os brasileiros foram às compras, muitos já antecipando os presentes de Natal. 

O relatório final do Reclame Aqui inclui reclamações começando às 18h de quinta-feira, se encerrando à meia noite deste sábado (25). É possível que ao longo deste final de semana lojas continuem oferecendo descontos. (Foto: Reclame Aqui) Lojas mais reclamadas Magazine Luiza – Loja Online — com 263 reclamações; Americanas.com – Loja Online — com 245 queixas; Kabum! — com 173 ocorrências.

Principais queixas Propaganda enganosa em 13,5% dos casos; Problemas na finalização da compra em 9,6%; Divergência de valores em 8,8%

Produtos mais reclamados Smartphones — 8,9% TVs — 4% Perfume — 1,7% Tênis — 1,5% Notebooks — 1,3%