Ritmos como jazz e rap inspiram novo clipe da banda OQuadro

entretenimento
25.10.2017, 16:40:00
Atualizado: 25.10.2017, 17:25:15

Ritmos como jazz e rap inspiram novo clipe da banda OQuadro

Jahggant é primeiro single do próximo álbum da banda baiana, que será lançado em novembro

Fanfarras de New Orleans, carnavais antigos, além das pitadas de jazz e rap. Estas são algumas referências musicais da banda baiana OQuadro no clipe Jahggant, primeiro single do álbum Nêgo Roque (Natura Musical), que será lançado no dia 9 de novembro. Produzida por Jahgga, percussionista do grupo, e por Rafa Dias, o clipe foi gravado no Estúdio T, em Salvador, tem mixagem de André T, masterização de Felipe Tichauer (US) e direção de Felipe Thomaz.

 “A letra fala sobre ancestralidade, por isso, usamos palavras de línguas oriundas como o banto, por exemplo. Algumas expressões são bem conhecidas na cultura baiana justamente por conta da umbanda e do candomblé”, explica Jef Rodriguez, um dos vocalistas de OQuadro. Ele acrescenta que a música fala das tradições do continente, mas fazendo conexões entre o ontem, o agora e o adiante.  “Reafirmando a base, mas se projetando para o que está por vir, que será resultado das lutas cotidianas”, acrescenta.
 
Um estúdio em Salvador serviu como locação para o clipe. Nele, a banda aparece em uma festa com amigos. Entre eles, alguns artistas locais como Lázaro Erê, da banda Opanijé, e Pedro Pondé. “As influências que nortearam todo o projeto gráfico têm origem no afrofuturismo. Em diversos diálogos com OQuadro, ficou claro que essa música trata de comunidade e da singularidade. A partir de então, figurino, performances, planos de câmera, montagem e computação gráfica respeitaram o mesmo segmento, tornando visível uma interpretação possível da música”, explica o diretor Felipe. 
 
Além de Jef e Jahgga, OQuadro é formada por Nego Freeza (voz), Rans Spectro (voz), Ricô (voz/baixo), Rodrigo DaLua (Guitarra e Synth), Vic Santana (bateria) e Vinícius Mangaio (programações). O projeto contou com patrocínio do edital Natura Musical e do Governo do Estado, via FazCultura.