Sem Brasília e Macaé, NBB anuncia times para temporada 2017/18

Equipes brasiliense e carioca ficam de fora por problemas financeiros; Botafogo e Joinville são as novidades

  • Foto do(a) author(a) Ivan Dias Marques
  • Ivan Dias Marques

Publicado em 29 de agosto de 2017 às 16:59

- Atualizado há um ano

. Crédito: Brito Junior/NBB/Divulgação

Após uma reunião entre as equipes na tarde desta terça-feira, em São Paulo, a Liga Nacionald e Basquete (LNB) apresentou as 15 equipes que farão parte da temporada 2017/18 do Novo Basquete Brasil (NBB). O destaque é a ausência do Brasília, tricampeão da liga. 

A equipe brasiliense, assim como o Macaé, não conseguiu as garantias financeiras necessárias para assegurar sua vaga na competição e pediu licença de uma temporada. Para seguir com 15 equipes na liga brasileira, a LNB deciciu que o vice-campeão da Liga Ouro, segunda divisão da competição, no caso o Joinville (SC), também ascenderia ao NBB ao lado do campeão Botafogo (RJ). Além disso, o Caxias (RS), último colocado em 2016/17, permanece na elite.

A Bahia será represnetada pelo Universo/Vitória, terceiro colocado na última temporada. As outras equipes são: Bauru (SP), Campo Mourão (PR), Flamengo (RJ), Franca (SP), Liga Sorocabana (SP), Minas Tênis (MG), Mogi (SP), Paulistano (SP), Pinheiros (SP), Basquete Cearense (CE) e Vasco (RJ). A partida que vai abrir a temporada será uma reedição da última final, entre o campeão Bauru e o vice Paulistano, em 4 de novembro.

"É um orgulho chegar à décima edição do NBB e ver tudo o que conseguimos alcançar nesses últimos anos. Sem dúvida que há muito a evoluir, mas estamos trabalhando para isso", afirmou João Fernando Rossi, presidente da LNB. "Conseguimos manter a quantidade, a qualidade e a representatividade dos territórios brasileiros nesta temporada. A expectativa é de um campeonato ainda mais forte e mais disputado", completou.