Último dia do Feirão Nome Limpo é oportunidade para renegociação de dívidas

O horário de funcionamento do Feirão do Nome Limpo é das 8h às 18h. Evento acontece no Centro de Convenções, no bairro do Stiep

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2012 às 11:11

- Atualizado há um ano

Quem deseja quitar ou renegociar as dívidas antes do Natal e deixar o nome limpo na praça tem até hoje para tornar esse sonho realidade. Basta dar um pulinho no Feirão Nome Limpo. Hoje é o último dia do evento, que desde o dia 22 tem reunido credores no Pavilhão B do Centro de Convenções, para renegociar as dívidas de clientes inadimplentes.

Entre os participantes estão a Embasa, a Coelba, a financeira Losango e os varejistas Ricardo Eletro, Insinuante, GBarbosa, Casas Bahia e Lojas Leader.A técnica em contabilidade Débora Antunes, 30 anos, voltou para casa bastantealiviada depois de acertar as contas com a Avon, na manhã de ontem. Ela devia R$ 283 para a empresa de cosméticos. “A dívida já devia ter mais de três anos. Paguei o que eu devia à vista, por escolha minha, porque eles tiraram os juros. A dívida já estava em 600 e poucos reais”, dizia. “É muito ruim ter nome sujo. O nome é o nosso patrimônio”.

Débora Antunes (acima) com a dívida quitada: empresa não cobrou juros

O pintor Luís Augusto Lima, 37 anos, também saiu de lá feliz da vida, depois de chegar a um acordo com a Coelba. “Eu estava devendo R$ 1.500. Eles vão dividir em 24 vezes com juros de 0,5% ao mês”, contou. “Está sendo maravilhoso. Foi bem importante para a gente negociar essa dívida. A metade do décimo-terceiro já foi toda aí. Agora é tentar não fazer mais dívida. Tentamos resolver a situação três vezes no SAC e não conseguimos, porque tinha que pagar à vista”, reclamou o pintor.

O pintor Luís Augusto Lima negocia com a Coelba no Feirão do Nome Limpo: acordo para parcelar dívida em 24 vezes

No evento do Centro de Convenções, organizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia (FCDL-BA) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL Salvador), estão sendo oferecidos descontos de 10% a 100% nos encargos (juros e multa) e parcelamentos de até 24 vezes. “Tudo issodepende do perfil da dívida do consumidor. Da dívida mais velha, por exemplo, serão tirados mais juros. Cada caso é um caso”, explicou o diretor-executivo da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia, Carlos Machado.

Segundo Machado, o Feirão do Nome Limpo vem atendendo uma média de 4,5 mil consumidores por dia. A expectativa é de que até o dia de hoje tenha passado pelo evento cerca de 50 mil pessoas. “Neste final de semana o movimento está maior. A primeira parcela do 13º foi paga na sexta-feira, dia 30. Muita gente estava esperando por isso e deve passar por aqui até amanhã (hoje)”, disse o diretor do FCDL. De acordo com Machado, a expectativa éque até o fim do dia de hoje cerca de 36 mil CPFs sejam retirados dos cadastros de proteção ao crédito.

Mais de 40 mil pessoas foram atendidas no Feirão até o sábado (1º)

Até a manhã de ontem, a previsão era de que até o fim do dia 33 mil CPFs fossem regularizados. “No ano passado, foram cerca de 40 mil atendimentos e foram regularizados em torno de 26 mil CPFs”, contava. Ainda segundo Machado, o balanço do mês de novembro foi de 580 mil inadimplentes na Bahia,mas depois do feirão esse número vai diminuir.

O horário de funcionamento do Feirão do Nome Limpo é das 8h às 18h. Paraser atendido, o consumidor deve levar documento de identificação com foto. Naentrada, ele recebe uma senha e passa por uma triagem. Depois, é encaminhado para negociar diretamente como seu credor. Caso a conta seja de uma terceira pessoa, a negociação só pode ser feita mediante procuração.