Veja onde fazer exames de próstata, catarata e glaucoma de graça em Salvador

Mutirões de saúde oferecem procedimento neste sábado, domingo e quinta

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2017 às 07:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: Evandro Veiga/ARQUIVO CORREIO

Quem precisa cuidar da saúde, mas não está com dinheiro disponível terá uma ajuda em Salvador neste final de semana e na próxima quinta-feira (23) para realizar exames de próstata e glaucoma. 

O mutirão da próstata acontecerá neste sábado (18) e o mutirão glaucoma e catarata, no domingo (19), ambos das 7h às 13h. Serão distribuídas 150 senhas para consulta e exames digital da próstata (toque retal) e de sangue (PSA). Para consultas e exames oftalmológicos serão distribuídas 200 senhas. A distribuição começa a partir das 6h da manhã, no Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo, na sede da Fundação Lar Harmonia, em Piatã.   Para o atendimento de prevenção ao câncer de próstata é necessário estar em jejum de 2 horas e com dois dias de abstinência sexual, além de apresentar carteira de identidade e cartão do SUS. O mutirão é uma parceria da Fundação com o Laboratório LPC. “Homens a partir dos 45 precisam passar por avaliação e, caso haja histórico familiar, a idade cai para 40 anos”, alerta o urologista e coordenador do mutirão Sheldon Menezes.   O oftalmologista e coordenador do Mutirão Glaucoma e Catarata, Adilson Afonso, informa que serão atendidos homens e mulheres acima de 40 anos ou pessoas a partir de 20 anos, com casos das doenças na família. Os interessados devem apresentar original e cópia do RG, comprovante de residência e Cartão do SUS de Salvador. Os pacientes diagnosticados com catarata e glaucoma serão encaminhados para cirurgia e tratamento especializado. A ação é uma realização da Fundação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Clínica Clivan (Garibaldi).

Já o Hospital Santa Izabel promove na próxima quinta-feira (23) um mutirão de atendimento e diagnóstico do câncer de próstata. A ação faz parte da campanha do Novembro Azul que a Santa Casa da Bahia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. Serão oferecidas 100 consultas e exames de PSA, responsáveis pela detecção da doença.   As senhas vão ser distribuídas nesta sexta-feira (17) e todas as consultas acontecerão no dia 23, a partir das 6h, no Ambulatório Silva Lima (acesso pela Ladeira do Hospital, portaria 5). Os interessados devem se dirigir ao local com RG, comprovante de residência e cartão nacional do SUS. Todos os pacientes que pegarem a senha já sairão com o exame e a consulta marcada.   O câncer de próstata é a segunda doença que mais mata os homens, principalmente acima de 50 anos. Por isso, quanto mais cedo a doença tumor for diagnosticada, maiores são as chances de cura. A campanha do Novembro Azul também funciona para quebrar os preconceitos envolvendo o exame de toque retal, imprescindível para um diagnóstico preciso.

 Serviço: Mutirão de prevenção ao câncer de próstata Data: 18 de novembro de 2017 (Sábado) Horário: 7h às 13h Documentos: Original e cópia do RG e Cartão do SUS de Salvador Local: Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo, na sede da Fundação Lar Harmonia, na Rua Deputado Paulo Jackson, 560, em Piatã.  Mutirão de Glaucoma e Catarata Data: 19 de novembro de 2017 (Domingo) Horário: 7h às 13h Documentos: Original e cópia do RG, comprovante de residência e Cartão do SUS de Salvador Local: Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo, na sede do Lar Harmonia, na Rua Deputado Paulo Jackson, 560, em Piatã.

 Mutirão de Atendimento – Novembro Azul Data: 23 de novembro, a partir das 6h Local: Ambulatório Silva Lima, portaria 5 do Hospital Santa Izabel, em Nazaré. Exames gratuitos: agendamento no dia 17 de novembro, no local.