Assine

Ê, sofrência: músicas de arrocha foram as mais ouvidas pelos baianos na quarentena


 

Confira ranking das faixas e artistas mais escutados no Youtube

  • Hilza Cordeiro

Publicado em 11/07/2020 às 13:00:00
Atualizado em 21/04/2023 às 09:07:05
. Crédito: Foto: Divulgação

Os últimos três meses não foram nada fáceis com esta pandemia e parece que os ouvidos dos baianos andaram afinados com os tempos. De acordo com dados do Youtube Charts, levantados pelo CORREIO, a tal sofrência é o que mais tem tocado nas playlists por aqui durante este período de isolamento social. A plataforma aponta que dos 20 artistas mais escutados na Bahia, nove são do sertanejo e três do arrocha, gêneros em que as letras evocam um estado de humor que mistura sofrimento + carência.

Ainda segundo os números do Youtube, das 20 músicas mais escutadas aqui no estado, oito são de arrocha, que pelo menos neste ranking tomou a frente do sertanejo — gênero mais consumido no país atualmente. Destas oito faixas de arrocha no top, seis são de Tierry, artista baiano. As outras duas são de Unha Pintada e Asas Morenas. 

Doutora em Comunicação e professora da UFRB, a pesquisadora Nadja Vladi achou interessante esta recente troca de posições entre os dois gêneros no Youtube, embora ainda não dê para dizer se essa mudança tem mesmo alguma relação com o momento em que estamos vivendo.“De qualquer maneira, é curiosa, já que os sertanejo têm feito mais lives, o que possibilitaria mais projeção, diferente dos artistas de arrocha. Arrocha e sertanejo são gêneros próximos, tanto musicalmente, quanto de temática. O que eu diria para você, por pura especulação, é que o arrocha é um gênero mais próximo dos baianos geograficamente e afetivamente, o que pode ser um fator que faz com que ele seja mais acessado na Bahia”, analisa.É possível que a sofrência seja uma das causas de o arrocha ocupar o topo dos gêneros mais acessados, acredita Vladi. Mas ela também pontua que existem diversas formas de vivenciar a música: pela festa, pela dança, pela dor, pelas memórias, afetos. A professora acrescenta, ainda, que o gosto do brasileiro pelo sertanejo e pelo arrocha talvez tenha a ver com o melodrama, uma característica bastante latino-americana. 

“Essa sentimentalidade faz parte de uma afetividade nacional, que gosta de cantar temas como amor, solidão, traição, embalados por clichês melódicos”, completa. Para a também doutora em Comunicação e professora da UFBA, Juliana Gutmann não há muita surpresa em o arrocha estar entre os mais ouvidos. Há muito o ritmo já vem sendo considerado, do ponto de vista mercadológico, como o “novo axé”.

Nos dois rankings, tanto o de artistas quanto o de músicas mais escutadas no Youtube, não aparecem nenhum representante da axé music, que vem manifestando uma saturação e tentativa de reinvenção. Por outro lado, surge uma faixa de pagodão baiano: Bota A Mão no Carro, da banda soteropolitana O Maestro, chefiada pelo cantor Jefinho. A canção com clipe feito pela California Media House tem mais de 2,7 milhões de visualizações.

Depois do arrocha e do sertanejo, o terceiro gênero mais ouvido foi o funk/bregafunk com cinco músicas, entre elas Tudo no Sigilo, de Vytinho NG, e Na Raba Toma Tapão, de Mc Niack.

CONFIRA OS RANKINGS COMPLETOS:

Dados levantados em 8 de julho referentes aos últimos 90 dias

20 ARTISTAS MAIS ESCUTADOS (Fonte: YouTube Charts) 20 MÚSICAS MAIS ESCUTADAS NA BAHIA DURANTE A QUARENTENA