Assine

Renegade Moab: 4x4 a diesel mais barato do país custa R$ 152.990


 

Em vídeo, jornalista especializado em autos destaca os pontos positivos e negativos do SUV da Jeep

  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 30/07/2021 às 15:15:00
Atualizado em 22/04/2023 às 12:16:04
. Crédito: Antonio Meira Jr/CORREIO

O mercado brasileiro tem diversas opções para quem busca um utilitário esportivo compacto, mas o Renegade continua sendo o único com motorização diesel.

Nessa motorização, a opção mais barata é a Moab, que para ficar mais competitiva perdeu alguns itens e custa R$ 152.990. Os bancos são forrados em tecido e o veículo conta com apenas dois airbags.

Na mecânica, tudo foi mantido: o propulsor é um quatro cilindros de 2 litros e 16 válvulas com turbocompressor que rende 170 cv de potência a 3.750 rpm e desenvolve 35,7 kgfm de torque a 1.750 giros. Além de forte, é bem econômico. Na nossa aferição, o consumo urbano foi de 11 km/l e em estradas, com velocidade de cruzeiro de 100 km/h, a média foi de 12,5 km/l. Dê play e confira a avaliação do Renegade Moab Além disso, com o diesel, o pequeno Jeep agrega outros equipamentos: a transmissão é de nove velocidades e a tração é 4x4. O câmbio é fornecido pela ZF e a tração possui um seletor que faz diversos ajustes a partir do momento em que o motorista indica qual tipo de terreno irá percorrer.

[[galeria]]

A eletrônica atua de diversas formas, como na entrega de torque e no tempo de mudança de marchas. São até cinco modos de operação: Auto (automático), Snow (neve), Sand (areia), Mud (lama) e o Rock (pedra), o último exclusivo para as configurações Trailhawk e a Moab.    O sistema de tração nas quatro rodas não é útil apenas no off-road. Nas rodovias, em velocidades mais altas, principalmente em trechos de serra ou com muitas curvas, a estabilidade é garantida. O sistema 4x4 sob demanda atua sempre, monitorando e enviando força para as rodas de forma independente, de acordo com a necessidade.