Assine

Acusado de abuso sexual, jogador pode pegar prisão perpétua


 

Zagueiro português Rúben Semedo está detido na Grécia após ser denunciado por jovem de 17 anos

  • Da Redação

Publicado em 31/08/2021 às 16:08:00
Atualizado em 21/05/2023 às 21:51:51
. Crédito: Louisa Gouliamaki/AFP

O zagueiro Rúben Semedo, do Olympiacos, foi detido na Grécia por suspeita de abusar sexualmente de uma jovem de 17 anos. Se considerado culpado, o jogador português pode ser condenado a prisão perpétua, já que o crime é considerado hediondo pela legislação do país.

Nesta terça-feira (31), Semedo compareceu a um tribunal para prestar esclarecimentos ao juiz. Segundo a imprensa portuguesa, ele alegou que as relações foram consentidas. Na saída, o zagueiro falou pela primeira vez em público, disse ser inocente e acusou a jovem de mentir por dinheiro."Sou inocente e vocês vão ver isso. Quero que também estejam aqui quando eu for absolvido. É tudo por causa de dinheiro. Se eu não fosse um futebolista, nada disto teria acontecido", afirmou. O momento foi captado pelas televisões gregas que estavam à porta do tribunal.A jovem relatou às autoridades que conheceu Semedo em um bar na cidade de Oropo. Segundo ela, Semedo a embebedou e levou para sua casa, onde a menor de idade teria sido abusado sexualmente. Um outro homem, também detido, estaria envolvido no caso."Por ter consumido uma grande quantidade de álcool, fui para um dos quartos da casa [de Rúben Semedo] e adormeci. Pouco depois, o segundo [o homem de 40 anos] entrou e, aproveitando-se da minha situação, obrigou-me a ter relações sexuais", disse a jovem de acordo com o portal Sic Notícias. "Pouco depois de sair, o Semedo entrou na mesma sala, trancou a porta e obrigou-me a ter relações sexuais", continuou.Ainda de acordo com o Sic Notícias, o relato da jovem foi confirmado por uma amiga de 16 anos, testemunha no processo, com quem esteve durante a noite.

Advogado de Semedo, Stavros Georgopoulos falou à emissora grega ANT1que foi a adolescente quem procurou o jogador, e que ela teria lhe enviado uma mensagem para que se encontrassem na noite seguinte.

"Se eu fosse à casa de alguém e me violassem, sairia imediatamente de lá. Neste caso, ela continuou lá na casa, mandaram vir comida, fumaram shisha e se não tivesse existido esta queixa provavelmente ainda continuariam lá. Não pode ter existido violação, caso contrário ela não teria mandado mensagem [ao Rúben Semedo] para se voltarem a encontrar na noite seguinte", disse o advogado.

Uma nova audiência está prevista para a próxima quinta-feira (2). Até lá, o zagueiro continuará na cadeia.

Em comunicado, o Olympiacos afirmou que não irá comentar o caso. "O Olympiacos respeita plena e incondicionalmente a presunção de inocência de um réu, o que inclui também o direito de responder a qualquer acusação. Por conseguinte, aguardaremos uma decisão a ser tomada sob independência judicial", disse o clube.