Assine

Os hábitos de consumo dos torcedores


 

Por Flávio Oliveira

  • Flavio Oliveira

Publicado em 01/05/2018 às 05:03:00
Atualizado em 04/05/2023 às 18:40:04
. Crédito: .

A TIM já algum tempo procura usar o futebol para se aproximar dos consumidores.  A operadora, inclusive, já patrocinou Baia e Vitória. Agora, a empresa fez uma pesquisa entre 1 mil clientes-torcedores de todo o Brasil para descobrir como eles consomem conteúdos online ligados ao esporte. A primeira descoberta é a de que 33% dos entrevistados utilizam a internet no celular para acompanhar notícias sobre futebol.  Destes, mais da metade (55%) afirmou acessar portais e sites noticiosos pelo menos uma vez por dia. Outro ponto de destaque mostrado pelo estudo é que o  smartphone substitui o “radinho de pilha” nos estádios e agora é o companheiro inseparável dos torcedores: penas 15% dos entrevistados disseram não fazer uso do celular enquanto acompanham o jogo do seu time preferido. Mais de 70% dos entrevistados afirmaram usar o aparelho nas Arenas para tirar fotos;  52% mandam mensagens para família ou amigos e 44% navegam nas redes sociais, sendo WhatsApp e Facebook as preferidas. Dos 61% que usam o WhatsApp, 70% contaram que enviam mensagens para brincar com torcedores adversários ou interagir com amigos e familiares. Já o Facebook é utilizado para postagens de fotos e vídeos. Os apps de futebol são utilizados por cerca de 16% dos entrevistados, e ser gratuito é o principal motivador para baixa-los.

Boticário: novo modelo de loja chega a Salvador

Maior rede de franquias do país O Boticário inaugura depois de amanhã (3/5) seu novo modelo de loja no Salvador Shopping. É a terceira unidade do tipo no país e a primeira do Nordeste.  A concepção do espaço objetiva oferecer uma nova experiência ao consumidor, ao remetê-lo a uma títpia botica que deu origem à marca há 40 anos, levando ao cliente a história das criações da marca.  “Quando contamos tudo que há por trás da criação dos nossos produtos, trazemos o significado que, muitas vezes, vão ao encontro da história de vida das pessoas. E é isso que traz a conexão verdadeira da marca com seus consumidores. É como se abríssemos um pouco da nossa fábrica, dos bastidores do dia a dia do nosso trabalho para todos que visitarem essa loja”, diz o vice-presidente de Franquias do Boticário, André Farber. Segundo o executivo, Salvador foi escolhida para a inauguração da primeira unidade do Nordeste pela grande relevância da cidade para a marca.  A empresa tem uma fábrica em Camaçari e um centro de distribuição em São Gonçalo dos Campos. O novo conceito prima, ainda, pela interatividade com a possibilidade de experimentação de todo o portfólio da marca.  

Dia das Mães: Bela Vista aposta em realidade aumentada

Tudo novo para sua mãe. Este é o mote da campanha do Mês das Mães do Shopping Bela Vista, que prossegue até 20 de maio. O centro de compras vai sortear dois carros Renault Kwid no dia 23 de maio, às 18h. Cada R$ 200 em compra rende um cupom para participar do sorteio. Nas compras feitas de segunda a quinta, os cupons são em dobro. Outra ação da campanha é a criação de  um Jardim das Mães localizado na Praça Central. Lá, os clientes poderão gravar vídeos e fazer imagens através de um aplicativo com efeito de Realidade Aumentada – quando objetos virtuais interagem com o mundo real. O público poderá posar para fotos, que contarão com elementos virtuais inseridos na cena, além de gravar minidepoimentos para as suas mães, também com intervenções tecnológicas. Os vídeos serão automaticamente encaminhados via whatsapp ou outros aplicativos de mensagens à escolha do cliente e também publicadas na fanpage do Shopping Bela Vista no Facebook. “O Dia das Mães é a segunda maior data do varejo e o Bela Vista traz uma promoção surpreendente”,  afirma o superintendente do shopping, Vaneilton Almeida. 

FIQUE POR DENTRO

Entrega - A Construtora Tenda acaba de entregar mais um empreendimento em Salvador, o Vista do Vale, localizado na Rua Juscelino Kubistchek, próximo ao Shopping Cajazeiras. O prédio conta com 320 unidades e possui em seu entorno várias facilidades como supermercados, restaurantes, academias e farmácias. 

Conquista – A Le Biscuit. Que está completando 50 anos de atividade, abriu  sua segunda loja em Vitória da Conquista e sua trigésima operação na Bahia. Localizado no centro da cidade, a loja tem 1.049m² de área, oferece um portfólio de 20 mil produtos e representa um investimento de R$ 4 milhões e vai gerar 90 postos de trabalho diretos e indiretos. 

Diagnóstico - O Diretor de Investimentos e Estudos Econômicos da consultoria TCP Latam, Ricardo Jacomassi, esteve na semana passada em Salvador, visitando empresas de construção, plásticos, saúde, educação, supermercados, turismo e agronegócio. Ele trouxe um diagnóstico que indica que desses setores, só a construção se manteve estável no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, as vendas de imóveis no estado apresentaram crescimento de 0,2%. Ainda segundo ele, o setor de turismo cresceu 3% e o de supermercados, 2%. Porém, foi o agronegócio que  apresentou o melhor resultado: a produção de soja, por exemplo, teve alta de 4%. “Os empresários baianos estão mais otimistas com relação à recuperação econômica, com destaque para a área de agronegócios, que pode se tornar o grande motor do desenvolvimento da Bahia”, destacou o economista.

Artesanato - Após 9 anos sem edições em Salvador, a Feincartes – Feira Internacional de Artesanato e Decoração volta a desembarcar na  cidade.  O evento está marcado para o período de 3 de maio a 3 de junho, no Salvador Shopping, com entrada franca. Serão mais de 20 mil itens com preços entre R$ 15 (chaveiros turcos) e R$ 6 mil (luminárias turcas). Os organizadores estimam que a feira terá um tíquete-médio de R$ 200.

Nuvem – A Oi apresenta no IT Fórum 2018, que se encerra hoje no Iberostar da Praia do Forte, a solução Oi Smart Cloud 4.0, que possibilita implementações gerenciadas de nuvens inteligentes e uma gestão eficaz de aplicações e dados dentro e fora do data center do cliente. O sistema também utiliza recursos de inteligência artificial e um único software de gestão em múltiplas nuvens computacionais, aumentando a segurança e a agilidade.  

Franquias – A Fórmula e a Avatim foram as únicas empresas bainas a serem agracidadas este an com o selo Selo de Excelência em Franchising da Assoação Brasileira de Franchising. No total, 11 empresas do nordeste receberam a certificação. O selo – concedido pela principal entidade do setor - identifica as redes de franquia que possuem excelência em suas operaçoes e tem por base pesquisa feita pela ABF com os franqueados das marcas franqueadoras.