Professores da Ufba iniciam greve; confira calendário

Categoria se reúne na próxima semana para Assembleia Geral

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2024 às 12:00

São Lázaro, Ufba
São Lázaro, Ufba Crédito: Divulgação

Os professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) iniciaram, oficialmente, na segunda-feira (29), uma greve por tempo indeterminado. A categoria também instalou o Comando de Greve durante reunião na sede da Associação dos Professores Universitários da Bahia (Apub). 

O Comando de Greve é aberto aos docentes e tem a função de mobilizar a categoria e organizar o movimento grevista na defesa das reivindicações, que são: reajuste salarial 2024, reestruturação das carreiras do Magistério Superior e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e recomposição orçamentária das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

O calendário inclui uma reunião com o Governo no dia 6 e Assembleia Geral no dia 9, às 14h. Também foi acertada participação na mobilização do Dia do Trabalhador no Farol da Barra, na quarta (1º) e reunião do Comando de Greve, no Instituto de Biologia, na quinta-feira (2), às 08h30. 

Em nota, a Ufba confirmou que recebeu comunicado da Apub Sindicato informando sobre a realização da assembleia dos docentes, no dia 25 de abril, que deliberou pela aprovação da greve da categoria e ressaltou que reconhece o direito de greve e a legitimidade da luta dos trabalhadores.

Quanto às atividades que vão continuar ativas nos campi, a assessoria apenas informou que a atuação da Administração Central visa assegurar a manutenção das atividades essenciais e recomenda que as unidades acadêmicas também procedam desta forma, a fim de atender aos melhores interesses da comunidade universitária.

Na reunião, também foram formadas três comissões, de Comunicação, Ética e Mobilização e Formação Política. Nesta terça-feira (30), as comissões se reunirão a partir das 10h, na sede da Apub.

As reuniões do Comando de Greve acontecem três vezes por semana, sempre às segundas, quartas e sextas. Excepcionalmente, nesta semana, a reunião será somente na quinta-feira às 8h30, no Instituto de Biologia.