Aeroporto de Petrolina receberá investimento de R$ 56 milhões para melhorias de infraestrutura

eroporto Nilo Coelho receberá pelo menos 15 novas intervenções nos próximos meses

  • Foto do(a) author(a) Rede Nordeste, JC
  • Rede Nordeste, JC

Publicado em 13 de novembro de 2023 às 14:21

Aeroporto de Petrolina
Aeroporto de Petrolina Crédito: Google Maps

O ministro Silvio Costa Filho anunciou o início da nova fase das obras de expansão do Aeroporto de Petrolina, num evento realizado na manhã desta segunda-feira (13). O terminal, o segundo que mais transporta passageiros no estado, receberá pelo menos 15 novas intervenções nos próximos meses, com investimento de R$ 56 milhões.

Segundo o Ministério dos Portos e Aeroportos, a previsão é de que as melhorias sejam concluídas no primeiro semestre de 2024. A ampliação gerará 215 novos postos de trabalho no terminal, administrado pela CCR aeroportos desde março de 2022.

Para o ministro Silvio Costa Filho, as obras levarão "mais conforto, segurança e qualidade para os passageiros”.

"O investimento é fundamental e necessário para ampliar as operações no terminal, gerar mais emprego e estimular a economia local. O nosso objetivo também é expandir o turismo de negócio e lazer, para que mais viajantes conheçam as belezas naturais de Petrolina. Ao lado do presidente Lula, estamos trabalhando todos os dias por Pernambuco e pelo Brasil”, comentou.

A obra contemplará a ampliação do pátio de aeronaves, a implantação do sistema visual indicador de rampa de aproximação (PAPI) em ambas as cabeceiras e a instalação e manutenção de sistema de desaceleração de aeronaves em Áreas de Segurança de Fim de Pista (RESA).

Ao final das obras, o aeroporto de Petrolina contará com uma esteira de restituição de bagagem e um novo pórtico de segurança para controle de acesso ao pátio e às aeronaves.

"Esse terminal é porta de entrada para as belezas do sertão nordestino e para o ambiente de negócios desta região, que só tem crescido e possui boas perspectivas ao horizonte. Com a realização da obra, estamos entusiasmados em impulsionar o potencial econômico e turístico da região, proporcionando uma experiência aeroportuária de excelência para passageiros e parceiros comerciais”, ressaltou o CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo.

Nos nove primeiros meses deste ano, o aeroporto internacional de Senador Nilo Coelho, como também é conhecido, transportou mais de 364 mil passageiros para destinos no Nordeste e Sudeste do país.

O terminal apresentou crescimento de 18,45% no número de pessoas transportadas na comparação com o mesmo período de 2022. Atualmente, o terminal conta com média de 87 voos semanais operados por 4 diferentes companhias aéreas brasileiras.

Além do Ministro Silvio Costa Filho, o lançamento das novas intervenções no aeroporto de Petrolina contou com as presenças do diretor-presidente substituto da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Tiago Pereira, do Secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Juliano Noman, e do Presidente da CCR, Fábio Russo, além do atual prefeito da cidade, Simão Durando.