Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Novo sistema de intervalo no metrô de São Paulo estreia neste domingo

O novo sistema de controle e sinalização, que é testado desde o ano passado, será usado pela primeira vez em toda a extensão da linha -14,7 km

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2013 às 01:26

 - Atualizado há 3 anos

Folhapress

Começa a funcionar neste domingo (25) um sistema que promete reduzir em 20% a espera dos passageiros na linha 2-verde do metrô de São Paulo. O novo sistema de controle e sinalização, que é testado desde o ano passado, será usado pela primeira vez em toda a extensão da linha -14,7 km. Chamado de CBTC (Comunication-Based Train Control), ele é mais moderno que o atual e promete reduzir o intervalo entre os trens, que hoje é de 160 segundos, em média. No formato atual, a localização dos trens é enviada à central de operações por cabos de fibra ótica apenas em alguns pontos fixos.

Por segurança, as composições precisam ficar a 150 metros umas das outras. O novo modelo, baseado em comunicação por radiofrequência, permite a localização em tempo real em todos os trechos -o que garante uma distância menor entre as composições. Na prática, o menor intervalo pode ajudar a reduzir a superlotação. No ano passado, a média de ocupação da linha 2-verde no horário de pico da tarde foi de 5,7 passageiros por m2.

O sistema também é mais seguro, pois evita que o trem ultrapasse a velocidade permitida. O CBTC também comporta a operação automática, capaz de realizar a movimentação do trem independente da presença de operador. Os testes na linha 2 começaram em janeiro do ano passado, e a previsão inicial era de que fossem concluídos em seis meses.

Mas a companhia fala em trocar o sistema ao menos desde 2009. Segundo o Metrô, o sistema será implantado de forma gradativa e vai funcionar inicialmente apenas aos domingos. Atualmente, o sistema já funciona em um trecho de 2,9 km entre as estações Vila Prudente e Sacomã.

“De acordo com o desempenho apresentado pelo sistema, a operação nesse modo será estendida para os sábados e posteriormente para dias comerciais”, afirma a empresa. Após os testes, o CBTC será instalado nas linhas 1-azul (de 20 km de extensão) e 3-vermelha (22 km). Alstom Os contratos para a instalação da nova sinalização foram assinados com a Alstom em 2008, ao custo de mais de R$ 700 milhões.

A empresa é investigada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e pelo Ministério Público de São Paulo, após denúncia feita pela Siemens, por suspeita de integrar cartéis que fraudaram licitações. A empresa francesa diz que está colaborando com as autoridades brasileiras na investigação do caso.

A Alstom usa o sistema paulistano em seu material de divulgação, afirmando que ele irá reduzir os intervalos em 40 segundos em média quando estiver implantado nas três linhas. “Problemas de congestionamento e atraso irão cair substancialmente nessa rede, que transporta 4,3 milhões de passageiros por dia”, diz o documento da Alstom.