Pai que fantasiou filho de macaco recebe ameaças e volta a desabafar

"Muitos podem ver um macaco na fantasia de ontem. Eu vejo o melhor amigo do Aladdin", escreveu

Publicado em 12 de fevereiro de 2016 às 16:41

- Atualizado há 10 meses

O ator Fernando Bustamante, que vestiu o filho de Abu - macaco de estimação e um dos melhores amigos do personagem do filme Aladdin durante o Carnaval, voltou ao Facebook para desabafar e revelar que recebeu ameaças das pessoas na internet.  (Foto: Reprodução/Facebook)Confira o texto na íntegra:

"Só consegui dormir por volta de 4h da manhã, tentando digerir a enxurrada de informações e mensagens de amor e ódio. Às 7h Mateus acordou e quando ele acorda é hora de levantar e preparar o café da manhã. Já tínhamos planejado desde sempre que passaríamos a terça de Carnaval em casa. Impossível conversar sobre o ocorrido na frente do pequeno. Estava muito cansado e pedi a Cynthia para levá-lo na piscina e desmarcar um churrasco com os moradores do prédio. Não estávamos no clima. Assim foi feito. Tentei descansar, mas eram tantas mensagens, que era impossível relaxar. Algumas ameaçavam a minha integridade física e me assustaram. Parecia que meu post com o pedido de desculpas não foi suficiente para chegar em todas as pessoas que postaram mensagens de ódio. Resolvi dar três entrevistas para reverberar ainda mais a minha resposta, embora tivesse certeza que era impossível reverter a situação. Mateus chegou e foi dormir. Durante a última entrevista, ele acordou e agora era a minha vez de cuidar dele. Cynthia saiu para comprar o almoço e nós fomos andar de bicicleta no playground do prédio. Almoçamos e pedi a Cynthia que chamasse nosso afilhado para brincar com Mateus. Ele chegou e o clima ficou bem alegre. Muitas crianças na piscina comendo pipoca e se divertindo. Mateus tentou pular na piscina sem boia e eu estava de prontidão. As crianças foram embora, fiquei brincando com ele no parquinho e Cynthia foi fazer o jantar. Depois do jantar Cynthia foi comprar um vinho e eu coloquei o Mateus para dormir. Só então conseguimos conversar sobre as mensagens de reflexão recebidas. A que mais chamou a atenção:  - Será que o racismo estava no fato do Mateus ser um negro fantasiado de macaco ou o fato de eu ser um pai branco? Se eu fosse um pai negro e o Mateus o Abu estaria tudo certo? Ou se o Abu fosse um filho branco também não haveria problemas? Já era impossível ler e responder todas as mensagens. A maioria confortava o coração, outras suscitavam a reflexão. Muitas pareciam aquelas homenagens póstumas. A sensação de que alguém morreu... Na verdade não foi alguém alguém... foi algo... o idealismo é utópico! Agradar a todos também." (sic)".

[[saiba_mais]]

Entenda o caso Nos comentários da imagem, internautas mostraram-se indignados com a fantasia da criança e acusaram os responsáveis pelo menino de racismo. "Palhaçada! Se eu vejo uma coisa dessas o barraco já estaria armado!", disse um. "Estou chocada! Os racistas estão cada dia pior!", escreveu outra. "Absurdo!", retrucou outro.

Ao ver a repercussão da foto, Fernando Bustamante, que é artista de teatro e aparece fantasiado de Aladdin nas imagens, pediu desculpas aos que se sentiram ofendidos e disse que os três formam uma família muito feliz.

"Pessoal, eu sou Fernando Bustamante, sou o pai do Mateus (o menino da foto) e fiquei realmente desapontado com a postagem do Pedro Lucas. Sou artista, de teatro, e sempre acreditei na diversidade, na igualdade entre as pessoas. Luto por isso e aplico isso na minha vida pessoal e profissional. Sou casado e o Mateus é o meu primeiro filho (já estamos novamente na fila da adoção porque ele está ansioso por um irmãozinho do coração). Gostaria de pedir desculpas para aqueles que sentiram ofendidos com a nossa fantasia. Jamais foi a nossa intenção. Peço que leiam a postagem do meu amigo Joubert Oliveira, que é testemunha da minha trajetória como artista e pai. Somos uma família muito feliz e me sinto cada vez mais humano compartilhando a vida com o pequeno Mateus. Hoje ele desfilou de Pequeno Príncipe e vou aproveitar uma frase desse personagem para expressar o meu sentimento ao ver essa postagem nesse fim de tarde : "Só se vê de verdade com o coração... o essencial é invisível aos olhos!" Muitos podem ver um macaco na fantasia de ontem. Eu vejo o melhor amigo do Aladdin, que vai conhecer o Mundo Ideal com ele e a Jasmine. Sem preconceitos e com muito, mas muito amor. Viva a diversidade!", escreveu.