Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

PF investiga prefeito 'tiktoker' de Sorocaba por desvio de recursos da Saúde

Operação mira esquema de fraudes em contratos públicos

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 10 de abril de 2025 às 08:55

Rodrigo Manga
Rodrigo Manga Crédito: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) uma operação em 12 cidades para investigar um grupo suspeito de desviar verbas públicas da Saúde de Sorocaba (SP). Entre os alvos está o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido como "prefeito tiktoker" por seus vídeos humorísticos na rede social, onde acumula 3 milhões de seguidores.

Agentes da PF cumprem mandados de busca e apreensão na casa de Manga, na sede da Prefeitura, na Secretaria Municipal de Saúde e no diretório local do Republicanos. Segundo a PF, o valor dos bens apreendidos pode chegar a R$ 20 milhões. Até o momento, não há mandados de prisão.

A investigação, iniciada em 2022, aponta irregularidades na contratação de uma organização social para serviços de saúde no município. A PF também identificou indícios de lavagem de dinheiro por meio de movimentações em espécie, pagamentos via boleto e negócios imobiliários. Os envolvidos podem responder por crimes como corrupção, lavagem de dinheiro, peculato e frustração de licitação.

Rodrigo Manga, de 45 anos, foi reeleito no primeiro turno em 2024 com 73,75% dos votos, tendo apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Recentemente, o prefeito anunciou em um vídeo no TikTok sua pré-candidatura à Presidência da República, alegando que Tarcísio "não demonstra vontade" de concorrer ao Planalto.

A operação abrange cidades como Sorocaba, São Paulo e Santos, entre outras. O prefeito não comentou a acusação até o momento.