Receita antecipa liberação de programa de declaração do Imposto de Renda para terça (12)

Esse ano, o prazo para entrega das informações vai de 15 de março a 31 de maio

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 11 de março de 2024 às 15:46

Imagem Edicase Brasil
Imposto de Renda Crédito: Shutterstock

A Secretaria da Receita Federal informou que o programa do Imposto de Renda 2024 estará disponível a partir de terça-feira (12), de maneira antecipada. Inicialmente, a previsão era liberar o programa na sexta (15), justamente quando começa o prazo para entrega das declarações. 

A Receita diz que a antecipação vai permitir ao contribuinte verificar as informações disponíveis e já reunir documentos pendentes para se preparar para a declaração.

"Os contribuintes com conta gov.br níveis ouro e prata já terão a possibilidade de preencher o documento com a pré-preenchida. Entretanto, deve estar atento quanto à transmissão da declaração que só será possível a partir da próxima sexta-feira (15/3)", explicou a Receita em nota. 

A declaração pré-preenchida já traz informações de rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais carregadas de maneira automática, sem necessidade de preenchimento por parte do usuário.

Regras

A Receita divulgou no início desse mês as regras para declaração. Esse ano, o prazo para entrega das informações vai de 15 de março a 31 de maio.

A expectativa do órgão é receber 43 milhões de declarações este ano. Quem declara antes, pode receber a restituição antes - existe ainda uma lista de prioridades. O formato escolhido de declaração e a forma de recebimento escolhida também influenciam na ordem da restituição.

Quem não entregar dentro do prazo fixado, está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74 e valor máximo correspondente a 20% do Imposto sobre a Renda devido.