Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Vavá, irmão de Lula, morre aos 79 anos em São Paulo

Ele lutava contra um câncer no sangue

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2019 às 13:32

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Foto: Reprodução/Twitter

Genival Inácio da Silva, 79 anos, irmão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, morreu nesta terça-feira (29) em São Paulo. Conhecido como Vavá, ele tinha câncer no sangue, segundo reportagem da revista Época.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, postou no Twitter uma mensagem lamentando a morte. "Mais uma tristeza para Lula. Morre seu irmão mais velho, Vavá, vítima de um câncer. Lula tinha em Vavá uma figura paterna. Nossos sentimentos à família. Abraço afetuoso e de força a Lula. Esperamos que ele possa ver Vavá pela última vez", escreveu.

A Lei de Execução Penal permite que um preso peça autorização para sair da cadeia em caso de morte de familiares para acompanhar o enterro. O advogado criminal de Lula, Cristiano Zanin, solicitou que ele seja liberado para acompanhar a cerimônia. O sepultamento de Vavá será em São Paulo.

A lei determina que a saída deve ser concedida pelo diretor do local em que o preso está detido. Lula poderá precisar de autorização judicial porque está preso de maneira provisória na sede da Polícia Federal em Curitiba.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo lamentou em nota a morte de Vavá. "O companheiro Vavá sempre esteve nas lutas em todos os momentos no Partido dos Trabalhadores de São Bernardo do Campo, que a exemplo de seu irmão e nosso grande líder Lula sempre foi ativo militante e sua dedicação em favor da classe trabalhadora e dos menos favorecidos é exemplo a ser seguido. Em razão do seu falecimento informamos o cancelamento da reunião da direção da executiva que ocorreria nessa data, bem como, de todas as nossas agendas no presente dia", diz a nota.