'Declaro aberto o maior carnaval do mundo': prefeito entrega chave da cidade ao Rei Momo

Encontro de trios na Praça Castro Alves vai marcar início da folia

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 8 de fevereiro de 2024 às 16:37

Começou! Depois de sete dias de ensaios agora é pra valer. O prefeito Bruno Reis (União Brasil) acaba de entregar a chave da cidade ao Rei Momo dando início oficialmente ao Carnaval 2024. A cerimônia foi realizada em um palco montado na Praça Castro Alves, no Centro Histórico, onde também será realizado um encontro de trios entre Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, BaianaSystem e Ilê Aiyê.

"Estamos no sétimo dia, mas oficialmente vamos abrir o Carnaval agora. Esse ano o pré-carnaval coincidiu com a data e foi um Carnaval antecipado, podemos assim dizer. Ele serviu para a gente se aquecer e ajustar a operação. Fomos acompanhando o funcionamento dos serviços públicos e vendo onde era preciso aprimorar", afirmou. "Declaro aberto o maior carnaval do mundo".

O Ilê Aiyê está completando 50 anos e está sendo homenageado pelos outros artistas. O ato simbólico de entrega das chaves ao Rei Momo ocorreu ao som da Banda Didá, com a presença de representantes de outros blocos Afro homenageados no tema da festa deste ano, como Filhos de Gandhy, Muzenza e Cortejo Afro. O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) também participou da cerimônia.

"Fico feliz de ver o protagonismo que a Prefeitura assumiu nesse redesenho do Carnaval. Um Carnaval muito mais democrático, participativo e aberto ao povo. O Carnaval Pipoca, da proximidade, da diversidade e das várias linguagens culturais nesse enorme palco onde cabem tudo em Salvador", afirmou.

Convidado pelo prefeito, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), participou da abertura e disse que o Carnaval de Salvador é democrático.  "Existe a presença dos blocos privados, dos camarotes e isso se confunde com pipoca. Então, quem tem dinheiro, a democracia permite que ele vá, compre seu abadá, frequente os camarotes. E quem não tem, nós garantimos com bons artistas. (...) É um meio termo valioso entre a democracia do Carnaval, de quem pode pagar e quem não pode", declarou.

Depois da apresentação na Praça Castro Alves os trios, sem corda, vão seguir pela Rua Carlos Gomes e encerrar o desfile nas imediações da Casa de Itália. Desde quinta-feira da semana passada a cidade está em festa. Começou com a Lavagem de Itapuã (quinta), depois Iemanjá (sexta), Fuzuê (sábado), Furdunço (domingo), Melhor Segunda-Feira do Mundo (segunda-feira) e Pipoco (terça-feira). Na quarta-feira (7), também teve bloquinhos na Barra.

O Correio Folia tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador