Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Baianasystem liga os motores do Navio Pirata para última apresentação no Carnaval

Desfile começou com duas horas de atraso no Campo Grande

  • Foto do(a) author(a) Gilberto Barbosa
  • Gilberto Barbosa

Publicado em 17 de fevereiro de 2026 às 20:39

Último desfile da BaianaSystem no Carnaval de Salvador
Último desfile da BaianaSystem no Carnaval de Salvador Crédito: Gilberto Barbosa/CORREIO

O Navio Pirata partiu em sua última jornada pelos mares do Carnaval de Salvador. Apesar da experiência com o percurso, a viagem foi mais turbulenta do que se esperava. Com duas horas de atraso, o Baianasystem iniciou o cortejo pelo Circuito Osmar (Campo Grande), na noite desta terça-feira (17).

O atraso ocorreu devido a problemas técnicos de um dos trios que viriam a frente da banda. A demora não desanimou os fãs, que comemoraram ao ouvir a sirene do veículo. A música "Gira" abriu os trabalhos na Avenida.

Último desfile da BaianaSystem no Carnaval de Salvador por Gilberto Barbosa/CORREIO

O evento

A concentração começou às 17h30 e contou com a participação da Fanfarra Musical do Colégio Manuel Novaes (FanComn). Quem chegava tirava fotos com o desenho da logomarca da banda, no chassi do caminhão. Algumas máscaras foram distribuídas para quem estava aguardando.

Uma das que esperavam a partida do navio era a publicitária Tânia Rezende, 51 anos. Ela foi com seus sobrinhos para o circuito e contou que está comemorando seu aniversário no Carnaval. "Eu estou com uma felicidade única porque eu tava em casa e disse 'p**, eu não vou sozinha, não consigo. Mas com a galera aqui, jovem, com 20, 22 e 23 anos, eu tô amando. E a gente vai até o final", afirmou.

Quem também chegou cedo foi o casal formado pelo estudante de psicologia João Pedro Nascimento, 25, e pela comunicadora Larissa Pereira, 24, que falaram sobre a diferença dos desfiles no Centro em relação à Orla.

"A gente consegue respirar e consegue se divertir mais porque o público que vem já acompanha a banda há muito tempo. Aqui, as pessoas tem um entendimento melhor do que a banda entrega, da mensagem de se respeitar, se segurar e viver o circuito de uma forma mais segura", falou Larissa.

"Eu gosto muito do circuito, e é muito importante para a história de Salvador e do Carnaval. Esse é um local muito próximo da minha vida, dos lugares onde passo os meus dias. Baiana fala muito de ancestralidade, de território e o Campo Grande é carregado disso. É um lugar onde as pessoas vivem, trabalham e que, se você olhar ao redor, é carregado de tudo aquilo que o Baiana fala", disse João.

Quando o relógio se aproximava das 19h30, o trio se deslocou em direção ao trajeto. No entanto, o veículo precisou ficar parado por 40 minutos devido a problemas técnicos em outro trio elétrico no percurso. Às 20h15, a sirene tocou e a banda iniciou o show com as músicas "Gira" e "Aperta o Pé".

O cortejo encerra a trajetória do Baianasystem no Carnaval de Salvador. A banda se apresentou no Camarote Salvador, no dia 12; e nos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande, nos dias 13 e 15, respectivamente.

O projeto Correio Folia é uma realização do Jornal Correio com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador.

Tags:

Carnaval Campo Grande Carnaval 2026 Pipoca Circuito Osmar Baianasystem