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Ana Cristina Santiago: Mulher deve se oferecer para dividir a conta

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de março de 2011 às 07:52

 - Atualizado há 2 anos

O CORREIO publicou uma reportagem recentemente sobre os desencontros amorosos gerados por questões financeiras. Segundo pesquisa da PUC-SP,  80% dos casais se separam por causa de dinheiro. Mas, será que não é mais sensato começar a resolver a questão desde o início do namoro? Essa é a fase ideal para descobrir como o parceiro trata sua vida financeira e como ele vai dividi-la com você.

Um bom teste pode ser feito nos primeiros encontros. No caso de um jantar, por exemplo, a mulher deve se oferecer para dividir a conta? A especialista em etiqueta Gloria Kalil diz que sim. No livro Alô Chics!, ela orienta que rachar a despesa é normalíssimo, não só entre casais, como entre amigos, sejam eles jovens ou adultos.

Mas, a professora de etiqueta Célia Leão, autora do livro Etiqueta da Sedução, defende que  o correto é o homem pagar o primeiro jantar, o primeiro motel ou a primeira viagem. Para ela, nos encontros seguintes, é de bom tom que a mulher se ofereça para dividir a conta. Porém, Célia acredita que o assunto deve ser discutido com antecedência. “Se nada for combinado antes e o homem pedir para a mulher dividir a conta, cartão vermelho para esse rapaz”.

Aí entra o velho ditado popular que diz: “O que é combinado não sai caro”. O especialista em educação financeira Álvaro Modernell lamenta que os casais não entendam isso e continuem tratando os assuntos financeiros sem a devida clareza . Segundo ele, não é à toa que o tema dinheiro só vem à tona quando há problemas como dívidas, gastos excessivos, descontrole e sonegação de informações, entre outros.

Elas detestam homem pão-duroO portal Vila Mulher, especializado no universo feminino, fez uma pesquisa com as internautas, perguntando o que uma mulher não suporta financeiramente em um homem. A resposta “Que ele seja pão-duro” ganhou com 36,64% dos votos. Mas a segunda resposta mais votada é o inverso da campeã. Quase 21% das mulheres não suportam que o homem gaste dinheiro sem controle. A dica, para quem acha difícil entender as mulheres, é ter jogo de cintura, ou seja, nem 8, nem 80.

Queijo, suco e cervejaO brasileiro está com sede. Segundo  a Associação Brasileira de Supermercados,  as vendas subiram 6,7% em 2010, em comparação com 2009. O resultado foi puxado pela cesta de bebidas alcoólicas, cuja alta foi de 15,1%, seguida pela de bebidas não-alcoólicas, com incremento de 10,8%.  Mas, os produtos que mostraram as maiores altas de vendas em volume foram: queijo (21,7%), suco de frutas pronto (19,2%) e cerveja (17,8%).

Dicas e pechinchas * A Leader promove, até domingo, uma liquidação com descontos que chegam a 60% em todos os departamentos: moda feminina, masculina e infantil, utilidades para o lar, cama, mesa e banho, brinquedos, calçados, entre outros.

   * Promoção boa da TIM: os usuários dos planos Infinity Pré ou Controle podem enviar mensagens de texto (SMS) ilimitadas para qualquer número de qualquer operadora em todo o país, pagando apenas R$ 0,50 por dia. Quem não utilizar o serviço não terá custo. A adesão é gratuita e automática.

 * A Vivo lançou mais uma promoção de peso, que inclui chamadas de longa distância. O cliente que recarregar R$ 12 ganha R$ 300 em bônus. Vale para clientes Vivo Pré e Vivo Controle.