Concurso de vinhos Brazil Wine Challenge volta a acontecer em 2024

As inscrições para o 12º Brazil Wine Challenge seguem com inscrições abertas até 12 de abril

  • Foto do(a) author(a) Paula Theotonio
  • Paula Theotonio

Publicado em 14 de fevereiro de 2024 às 05:00

A colunista Paula Theotonio foi jurada da 11ª edição do Brazil Wine Challenge, que volta a contecer em 2024
A colunista Paula Theotonio foi jurada da 11ª edição do Brazil Wine Challenge, que volta a contecer em 2024 Crédito: divulgação

Com a expectativa de romper a barreira das 1.000 amostras, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) segue até 12 de abril com inscrições abertas para o 12º Brazil Wine Challenge. As amostras serão avaliadas às cegas por um júri internacional no período de 4 a 6 de junho no Centro Empresarial de Bento Gonçalves (RS). A cada três amostras inscritas, a quarta é gratuita.

Para cada vinho inscrito é necessário enviar quatro garrafas rotuladas, laudo analítico assinado e cópia da Ficha de Inscrição online. O regulamento oficial, assim como a Ficha de Inscrição, estão disponíveis no site oficial www.brazilwinechallenge.com.br

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails [email protected] e [email protected].

Único no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o concurso que avalia vinhos tranquilos e espumantes se tornou um dos mais importantes das Américas, reunindo na última edição, em 2022, 903 amostras de 15 países.

Para o presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, o concurso está consolidado e hoje é reconhecido pelo seu rigor, técnica e representatividade. “O vinho passou a fazer parte da cultura nacional, assim como o Carnaval e o futebol. Comungar deste universo milenar é erguer um brinde ao vinho, independente de sua procedência. O Brazil Wine Challenge consegue reunir história, tecnologia e expertise em um concurso plural”, destaca.

Os vinhos brasileiros brilharam na última edição, conquistando 6 das 10 medalhas Gran Ouro, 169 medalhas Ouro e 10 Prata. Os de maior pontuação entre os nacionais foram o Colheita de Inverno Late Harvest 2021, o Castellamare Chardonnay Barricas 2019, o Giuseppe Lovatel Rosé 2021, o Gazzaro Espumante Brut Branco, o Casa Pedrucci Espumante Millésime 2018 e o Settimana In Cantina Merlot 2020.

Entre os destaques baianos estavam o Testardi da Miolo, produzido no Vale do São Francisco; e outros dois: o Uvva Microlote Chardonnay e o Uvva Cordel, da Vinícola Uvva, na Chapada Diamantina. Todos ganharam medalha de Ouro. “É lindo e motivo de orgulho ver que novas regiões estão entre os destaques. O Brasil, esse continente de solos e climas, nos permite viajar pelos sentidos e fazer grandes descobertas”, comentou o presidente da ABE e do Brazil Wine Challenge, enólogo André Gasperin.