INCLUSÃO

Noite de performances e bate papo com artistas cadeirantes  movimenta Teatro Xisto Bahia

Projeto Ocupação In Rodas será realizado nesta quinta-feira (9), a partir das 19h, com entrada franca

Publicado em 8 de novembro de 2023 às 23:41

Ocupação In Rodas
Ocupação In Rodas Crédito: Vanessa Aragão/Divulgação

Uma noite de performances e bate papo sobre com artistas cadeirantes vai movimentar o Teatro Xisto Bahia (Barris) nesta quinta-feira (9), a partir das 19h, com entrada franca. A iniciativa é da Ocupação In Rodas, projeto idealizado pelo coreógrafo e pesquisador em dança Elivan Nascimento, através do Coletivo Noix.

Formado por artistas negros e nordestinos da dança na Bahia, o coletivo foi criado com o objetivo de visibilizar, emancipar, motivar, subsidiar e promover a atuação de pessoas cadeirantes e torná-las protagonistas das artes a que se propõem

“Foram recrutados para este primeiro ciclo do projeto, seis artistas cadeirantes: Dandara e Matheus, que são da dança; Xavier, que é da arte do rap; Gustavo, que é da arte da moda; Edu, que é da arte da performance e teatro; e Patricio de Oliveira, que é da aérea da psicologia”, explica Elivan.

Nesta primeira fase do In Rodas, o time passou por ensaios, preparação, criação e encontros com especialistas em cada arte proposta. Os coreógrafos foram Yuri Ferreira, Rose Pink e Hainner Souza.

“Além das performances, realizaremos um bate papo no final com Edu O, Patricio e a artista da dança Sinha Guimarães sobre diversidade e inclusão com foco nas pessoas PCDs no campo das artes integradas”, destaca o coreógrafo.

Vale destacar que o Teatro Xisto Bahia é gerido por Ninfa Cunha, que também é cadeirante, e oferece total acessibilidade para pessoas PCDs.

O projeto In Rodas foi contemplado pelo edital diálogos artísticos, bicentenário da Independência na Bahia e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de cultura (-Funceb / Secult).

SERVIÇO:

Ocupação In Rodas

O que: Noite de perfomance e bate papo l

Onde: Teatro Xisto Bahia ( Barris )

Horário: 19h

Custo: Gratuito