Tsunami meteorológico arrasta carros em praia de SC: 'Boiaram na maré'

Maré subiu de repente, segundo pescador

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2023 às 10:22

Carros boiaram na maré
Carros boiaram na maré Crédito: Reprodução

Um tsunami meteorológico assustou os moradores e turistas que estavam no litoral sul de Santa Catarina neste sábado (11). Com o fenômeno da natureza, carros foram arrastados.

O caso aconteceu por votla das 16h, na praia do Cardoso, em Laguna. Segundo a Defesa Civil, que confirmou a ocorrência, o fenômeno é incomum e "de difícil previsão".

O pescador Marcio Goulart Nascimento presenciou a cena e ficou assustado. Segundo ele relatou ao G1, o tempo estava bom, mas "a maré subiu de repente e ficou muito alta".

Segundo a Coordenadoria de Monitoramento e Alertas da Defesa Civil, o tsunami meteorológico normalmente está atrelado a algum sistema meteorológico, como linhas de instabilidade, como foi o caso desta ocorrência.

"As linhas de instabilidade são formadas por células de tempestades aproximadamente contínuas, dispostas de forma alinhada. Quando passam paralelas à costa, podem gerar mudanças bruscas de pressão atmosférica e rajadas de vento intensas que colaboram para o avanço da água do mar em direção à praia", informou o órgão através de nota.

O tsunami meteorológico é diferente do tsunami comum, que tende a ocorrer após terremotos e causam destruição muito maior.

No momento do ocorrido, a praia estava cheia e muitas pessoas saíram correndo e gritando. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

"Estava cheia de gente, havia dezenas de carros, alguns conseguiram sair rápido. Mas uns 10 carros estragaram bem. Eles boiaram na maré. [...] Todos esses carros que foram atingidos foram arrastados", relata o pescador.

Quando a situação normalizou, pescadores correram para ajudar banhistas e outros frequentadores, principalmente mulheres e crianças. Na confusão, muitos objetos foram perdidos.